Lustre Art Nouveau

Lustre Art Nouveau

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraLustre Art Nouveau

Art Nouveau é o nome dado ao movimento artístico que surgiu no fim do século XIX, em partes da Europa e nos Estados Unidos, e tem como principal característica linhas longas e assimétricas, que tem referências predominantes de elementos da natureza. O estilo que transitou entre objetos, joias, arquitetura e, é claro, na decoração, até hoje está presente, com suas formas onduladas que marcam móveis e objetos decorativos, como o lustre art nouveau. 

O lustre Art Nouveau é o queridinho do público, tratando-se de objetos de iluminação, pois, além de ter as características que condizem com o estilo, é possível combiná-lo com outros estilos sem perder sua elegância. Nós, do Westwing, sabemos da importância desse estilo que se faz marcante até hoje e, por isso, reuniu algumas dicas para você fazer bonito nas composições com um lustre art nouveau. Inspire-se conosco!

Características do Estilo

No fim do século XIX existia o desejo de buscar um estilo novo, que acompanhasse o desenvolvimento da sociedade em geral. O estilo Art Nouveau surgiu com esse propósito: elaborar elementos que trouxessem essa nova cara ao que já existia. O estilo tem características originais, que transitam entre o artesanato e a originalidade das peças. Curvas assimétricas, tons terrosos e formas florais e botânicas são algumas das principais características desse estilo.

No caso do lustre Art Nouveau não é diferente: seguem as características desse estilo, sejam eles lustres e pendentes, luminárias ou arandelas.

Como Usar um Lustre Art Nouveau na Decoração da Casa

lustre Art Nouveau pode ser usado como lustres para sala de jantar, cozinhas, banheiros, ou com a função de luminárias para quarto. Qualquer outro cômodo da casa fica bonito e irreverênte com a presença de um lustre Art Nouveau. Com seu estilo próprio, cheio de elegância e com um toque tradicional, ele pode ser encontrado nas mais diversas formas.

Em sua maioria, são compostos por tons frios e pálidos. Nesse caso, é possível combiná-los com outros objetos que seguem ou não as tendências do Art Nouveau. Caso a opção seja por combiná-los com objetos decorativos modernos, tente seguir a decoração com tons complementares, para que seu lustre Art Nouveau não seja um elemento perdido.

Tente combinar seu lustre Art Nouveau com peças curingas, como espelhos, vasos e candelabros, ou apenas harmonizá-lo com tons da sua decoração, para não correr o risco de errar e carregar muito seu ambiente.

Explorando o Uso do Lustre

Apesar da elegância e do charme dessa tendência, deve-se tomar cuidado para que o seu ambiente não fique com cara de museu! Se estiver decorando a sala, por exemplo, pense em um aparador onde terá seu lustre Art Nouveau, um candelabro, espelhos na parede acima do aparador e um vaso com flores claras, por exemplo. Essa tendência tem cores escuras, predominantemente, por isso opte por complementá-la com objetos com tons mais claros para fazer o contraponto.

Se seu lustre for de teto, a melhor opção é colocá-lo em salas de jantar ou estar, no sentido de que imprime muita personalidade à decoração e por isso é preciso pensar no equilíbrio.

Esse estilo é um ótimo aliado para quem está pretendendo criar uma atmosfera aconchegante, devido às suas cores e formas. Invista num lustre Art Nouveau para inovar na decoração dos seus ambientes!

Próximas campanhas