Luminárias de Madeira

Luminárias de Madeira

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraLuminárias de Madeira

Uma característica no estilo de decoração oriental é o uso da luz baixa ou indireta. Os orientais valorizam o uso de velas e luzes baixas em luminárias de madeira, por exemplo. Os chineses tem até data para celebrar O Festival das Lanternas, quando luminárias de papel são lançadas pedindo aos céus sorte e felicidade. Os japoneses também possuem algo especial quando se trata de luz, a lanterna de Toro, que representa a iluminação da mente e concentração de quem caminha pelo jardim oriental. Os locais de luz são distribuídos para não atrapalhar a visão.

Outro item marcante no estilo de decoração oriental é a utilização da madeira. No Japão, eles acreditam que usar a madeira em abundância traz uma ligação para com a natureza. Unindo essas duas belezas orientais, temos as luminárias de madeira. O Westwing reuniu ideias e um tutorial para você criar, harmonizar e iluminar o seu lar.

Tipos de Luminárias de Madeira

Engana-se quem pensa que as luminárias orientais só podem ou devem ser usadas em ambientes totalmente decorados neste estilo. A luminária oriental mais famosa e conhecida é a redonda de papel de arroz, porém as luminárias de madeira também são muito versáteis e podem trazer um toque rústico e leve na decoração.

É comum também encontrar este tipo de luminárias de madeira em bambú, madeiras intercaladas com ripas finas, papel de arroz com ilustrações de bonsai e as luminárias de madeira com Sakurá (ou cerejeira) como ornamento típico e tradicional japonês e em diversos tamanhos diferentes. Abaixo o Westwing vai te mostrar como você pode montar suas luminárias de madeira em 4 passos!

Como Fazer Luminárias de Madeira

Para montar luminárias de madeira e dar um toque rústico, harmônico e oriental na sua casa, você vai precisar de poucos materiais, entre eles:

  • Ripa de madeira de 20cm de comprimento
  • Ripa de madeira de 18cm de comprimento
  • Pistola de silicone
  • Tinta preta
  • Pincel
  • Ripa de madeira de 16cm
  • Papelão de 2mm
  • Tesoura
  • Fio de sisal
  • ​Vela

Primeiro, faça a moldura das luminárias de madeira. Coloque sobre uma superfície plana as duas ripas de 20cm. Em cima deles, cole as outras duas ripas de 18 cm na transversal, um do lado superior e outro do inferior. Repita o procedimento novamente.

Pinte com a tinta preta todas as ripas de madeira ou deixe na cor natural, caso seja de sua preferência. Una as molduras das luminárias de madeira pela ripa de 16 cm, formando um cubo vazado por todos os lados. Recorte do tamanho da base o papelão e pinte com a tinta preta. Quando secar, cole o papelão na base de madeira. Ali ficará a vela!

Finalize amarrando o fio de sisal nos quatro pontos de encontro das ripas. Coloque a vela na luminária e acenda. Você também pode usar papel vegetal para criar desenhos ou letras japonesas e colar nas laterais da moldura das suas luminárias de madeira.

Se você busca um lindo lustre, as luminárias japonesas, assim como as luminárias de madeira, são uma opção com personalidade, charme e que com certeza será o destaque da sua casa. Crie diversas composições com as luminárias de madeira, você vai ver como o efeito da luz é suave, agradável e fará toda diferença.

Próximas campanhas