Luminária de Ralador

Luminária de Ralador

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraLuminária de Ralador

Não é de hoje que a prática de reutilizar objetos na decoração invadiu o mundo do design. Com passos fáceis e métodos que não exigem grandes habilidades, peças lindas, originais e super criativas podem nascer para dar mais vida e graça a diferentes ambientes do lar, como uma luminária de ralador. Sim, aqueles raladores de cozinha mesmo, que já foram usados para criar pratos saborosos e aquela receitinha nova, hoje servem de elemento decorativo para qualquer cômodo!

Não importa se a luminária de ralador foi comprada ou criada com técnicas simples de DIY (faça você mesmo), ela sempre encantará moradores e convidados por seu design todo especial, curioso e moderno, que proporciona aconchego com sua luz suave transmitida pelos pequenos furinhos da peça. Especialista em decoração com estilo e bom gosto, o Westwing garimpa boas ideias e inspirações para levar a você o que há de melhor em design, assim como fez com a luminária de ralador. Confira!

COMO É FEITA A LUMINÁRIA DE RALADOR?

Nem todos os modelos de ralador de cozinha servem para a criação de luminárias. No entanto, todos os tipos de corte – para queijo, legumes ou especiarias – permitem ao ralador se transformarem em belas luminárias. O ralador ideal é aquele de quatro faces e com alça, pois seu espaço interno é perfeito para a inserção da lâmpada e do fio e tem um formato propício para reproduzir uma cúpula.

Dos materiais, a luminária de ralador em aço inox é a mais conhecida, pela modernidade e elegância que o produto transmite. No entanto, também pode ser de metal pintado; normalmente, as cores são amarela, laranja, rosa, azul e verde. Quando feita com esse último material, a luminária de ralador ganha um ar retrô, oferecido pelas linhas finas e o formato que lembra utensílios antigos.

A luminária de ralador pode ser feita com opções de lustres pendentes ou de mesa; o primeiro modelo pode ser pendurado pela alça com um fio rígido ou maleável e ser encontrado com apenas um ralador ou uma composição deles, fixadas em uma tábua grossa de madeira. As luzes brancas de alta intensidade ou fluorescentes compactas são as lâmpadas recomendadas para a luminária de ralador.

DICAS DE DÉCOR COM UMA LUMINÁRIA DE RALADOR

Cozinhas, espaços gourmets, escritórios, jardins, salas de jantar e estar são as áreas da casa que mais ganham com o uso de uma luminária de ralador. Geralmente, essa peça decorativa é vista nos dois primeiros ambientes, com o formato pendente e de aço; fica ótima quando composta com outra luminária de ralador em cima do balcão de cozinhas americanas, bem como no modelo com apenas um ralador, iluminando a mesa – e perfeita para um jantarzinho a dois!

No jardim ou home office, a luminária de ralador fica charmosa e cheia de graciosidade. Para o primeiro ambiente, ela pode ser apoiada sobre o canto de mesas de madeira ou pendurada próximo a folhagens; já para o segundo, a indicação é para que seja disposta sobre escrivaninhas, principalmente se a peça for menor e mais delicada.

FAÇA A SUA LUMINÁRIA DE RALADOR

Agora que você conhece bem uma luminária de ralador para ter uma que combine com sua casa e seu décor, que tal criar a sua própria peça? Para tal, você deve ter:

  • 1 lâmpada
  • 1 bocal
  • 1 metro de fio paralelo
  • 1 tomada macho
  • arame
  • tesoura
  • tinta spray
  • alicate desencapador
  • chave de fenda pequena (para os parafusos do bocal e da tomada)

Comece o trabalho unindo uma das extremidades do fio ao bocal de lâmpada (você deve cortar a ponta do fio em duas partes, desencapá-las e encaixar cada uma nos buraquinhos). O mesmo processo deve ser feito para inserir as outras duas extremidades na tomada. Antes de dar continuidade, é importante testar a lâmpada e pintar a alça do ralador com a cor de sua preferência caso não queira a peça com a cor original. Por fim, prenda a instalação elétrica no ralador com a ajuda do arame de modo a fazer com que duas de suas pontas sejam introduzidas em dois furinhos do ralador para que o bocal fique escondido. Depois, é só pendurar sua luminária de ralador.

Próximas campanhas