Luminária Clássica

Luminária Clássica

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraLuminária Clássica

O clássico está ligado a tudo que segue uma postura fiel a antigas tradições, bem como tem seus fundamentos em uma estética sofisticada e imponente. É por isso que a decoração clássica baseia-se em elementos impecavelmente detalhados, mobiliário robusto, tecidos nobres e muitos adereços, sempre vistosos e elegantes. A luminária clássica, por exemplo, é um dos itens mais utilizados em ambientes que tenham como pano de fundo este estilo tradicional e cheio de requinte.

Seja como o grande destaque do cômodo ou elemento secundário, a luminária clássica sempre impõe presença com seus traços exuberantes e materiais primorosos. A peça pode aparecer de diferentes formas no décor, com modelos bastante distintos de teto, mesa, chão ou parede. Quer descobrir como usar uma luminária clássica com bom senso e elegância? Pois esta página do Westwing foi dedicada a isso! Continue a ler nosso especial e aprenda a criar um projeto luminoso incrível!

Detalhes de uma Luminária Clássica

Luxuosa e bastante evidente, a luminária clássica tem como características os mesmos traços utilizados nas peças de décadas atrás, como as de 1930 a 1960, não só do Brasil como de todo o mundo. Seus materiais incluem, principalmente, ferro, tecido, metal, vidro e cristal e a cor principal é o dourado, além do branco, bronze, cromado e prateado. Em geral, a luminária clássica é bem robusta, cheia de detalhes pendentes e muito brilho.

Luminária Clássica

Tipos de Luminária Clássica

Lustre ou pendente: uns dos modelos mais tradicionais de luminária clássica, o lustre e o pendente clássico são fixados diretamente no teto e representam com perfeição a peça antiga. Costumam ter várias hastes, algumas em formato de velas outras com cúpulas de tecido nas pontas, sendo que sua base fica suspensa por uma corrente ou fio no mesmo tom da luminária.

Arandela: esta luminária clássica tem as mesmas características do lustre, no entanto, é para uso em paredes e apresenta somente uma ou duas hastes. Algumas arandelas clássicas têm o mesmo formato das antigas luminárias coloniais de jardim, podendo ser usadas tanto em ambientes internos quanto externos.

Abajur: luminária clássica usada sobre móveis, o abajur clássico é feito com cúpula triangular ou redonda de tecido branco, geralmente o algodão, material que confere à peça certa transparência e charme. Também existem os abajures com cúpula de vidro pintado, que lembram vitrais e são, além de clássicos, charmosos.

Velas e candelabros também podem ser considerados um tipo de luminária clássica por seu aspecto requintado e iluminação aconchegante.

A Luminária Clássica no Décor

Independentemente do tipo de luminária clássica, a peça é capaz de levar aos ambientes uma atmosfera sofisticada pontuando, mesmo que sozinha, estilos como o colonial e glamour. Em uma sala de estar ou jantar, por exemplo, um lustre clássico pode dividir o espaço com poltronas vitorianas, enquanto no escritório, quarto ou closet um abajur colonial sobre a mesa ou cômoda imprime delicadeza e elegância.

Visto que a maioria dos modelos de luminária clássica chama a atenção por sua estética e/ou tamanho, a dica para o restante do décor é usar cores claras e neutras nos revestimentos e mobílias. Já os tons mais vibrantes podem ser iguais aos da luminária clássica e aparecer nos adornos. Para facilitar sua tarefa na hora de harmonizar a peça ao ambiente, lembre-se da decoração usada na casa no filme “Django Livre”, superclássica e luxuosa!

Westwing: O Extraordinário Mundo da Sua Casa!

Ainda não faz parte do Westwing, maior clube de compras de decoração do Brasil? Com produtos de todos os tipos para a sua casa, desde papelaria, passando por quadros e tapetes e indo ao mobiliário, contamos com campanhas de produtos exclusivos selecionador por nossa diretora de estilo, Alexandra Tobler. Contamos com um acervo de luminárias de todos os estilos, das mais clássicas às novas tendências como o wireframe. Inspire-se em nossas dicas, encontre os produtos para a sua casa e transforme o seu lar em um espaço charmoso e aconchegante!

Próximas campanhas