Luis Barragán

Luis Barragán

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraLuis Barragán

Quando o assunto é arquitetura, poucos nomes foram tão importantes no século XX do que Luis Barragán. Ele foi o arquiteto e paisagista mexicano mais comemorado de sua época, graças a um trabalho único que misturava elementos do movimento modernista com o tradicional regionalismo de seu país. Essa mistura criava uma arquitetura singular que ainda hoje causa estranhamento, reflexão e contemplação.

Luis Barragán foi o único mexicano a receber o Prêmio Pritzker, considerado o “Nobel da arquitetura”, em 1980, por cumprir primorosamente os princípios enunciados por Vitrúvio: solidez, beleza e funcionalidade. Barragán acreditava que seu processo de criação era um “processo de loucura”, pois trabalhava "por observação e intuição, por leituras e viagens”, como costumava dizer. No Westwing você conhece as principais referências da história da arquitetura e da decoração, e ainda recebe dicas de como cuidar de sua casa e deixa-la aconchegante e sofisticada sempre!

Biografia de Luis Barragán

Luis Barragán nasceu em 1902, em Guadalajara, no México, e, anos mais tarde, se formou engenheiro na mesma cidade. Após sua graduação. Em suas viagens para a Espanha e para França, foi quando começou a ter contato com figuras que seriam muito influentes em sua obra.

Neste período, conheceu Ferdinand Bac, um escritor, artista e paisagista franco-alemão. Em uma segunda viagem, Luis Barragán conheceu José Clemente Orozco, um pintor de murais, editor de revistas de arquitetura, e Frederick Kiesler, em Nova Iorque. Na França, chegou a conhecer rapidamente Le Corbusier, um dos maiores nomes da área e um dos pioneiros do que é visto hoje como “arquitetura moderna”.

Com seus conhecimentos apurados, Luis Barragán passou a trabalhar como arquiteto em Guadalajara, entre 1927 e 1936, e depois se mudou para a Cidade do México, onde trabalhou e viveu até o fim de sua vida, em 1988.

Luis Barragán e o Movimento Modernista

Luis Barragán se tornou muito influenciado pelo movimento modernista europeu após ir a algumas palestras de Le Corbusier. As casas e edifícios criados por Barragán, após seu retorno ao México, apresentam a típica linha leve e limpa do modernismo. Suas obras são marcadas por ângulos e formas retas, bem como por cores vibrantes.

Luis Barragán com o tempo concebeu que uma casa não deveria ser uma “máquina de morar”, se opondo ao funcionalismo alemão e suas casas impessoais. O arquiteto, a partir daí, começou a buscar uma arquitetura emocional, pois acreditava que “qualquer obra arquitetônica que não expressa serenidade é um erro”.

Luis Barragán sempre usou materiais rústicos em suas obras, como pedras e madeiras, as quais combinava com o seu criativo uso da luz.

Principais Projetos de Luis Barragán

Os principais trabalhos de Luis Barragán se encontram na Cidade do México e arredores. Em Guadalajara, se encontra pouco mais do que uma dúzia de casas residenciais e particulares, mas o destaque fica para o projeto paisagístico do Jardines del Bosque.

Entre suas principais obras estão as Torres de Satélite (criadas em colaboração com o escultor Mathias Goeritz), Fuente de los Amantes, Casa Gilardi e as áreas residências Las Arboledas e Lomas Verdes.

Arquitetura Moderna

Luis Barragán foi um entre os diversos arquitetos que seguia fez parte do movimento modernista ao criar seus projetos à base de linhas retas e simples. Apesar do modernismo na arquitetura não ter uma característica única à todos as criações desse movimento, a ideia é que suas imagens deveriam ir em sentido contrário ao tradicional, criando uma imagem totalmente nova ao estilo, mesmo que com inspirações em criações antigas.

No estilo moderno de arquitetura podemos destacar tanto os edifícios mais simples e com ângulos retos, mas também com linhas orgânicas, como é o caso dos projetos de Oscar Niemeyer, por exemplo. No caso de Luis Barragán, suas construções seguiam o primeiro caso, sempre com linhas bem retas e definidas, com espaços com pouca poluição visual, mas que se destacavam por suas colorações vibrantes, o que virou característica do arquiteto.

Conheça o incrível trabalho de Luis Barragán e inspire-se você também!

Westwing: O Extraordinário Mundo da Sua Casa!

Cadastre-se no Westwing, maior clube de compras de decoração do Brasil! Basta efetuar o seu cadastro para ter acesso às nossas campanhas de produtos exclusivos escolhidos pela nossa editora de estilo, Alexandra Tobler. Aproveite e inspire-se à renovar o seu lar!

Próximas campanhas