Louis Sullivan

Louis Sullivan

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraLouis Sullivan

Você sabe quem foi Louis Sullivan? Louis Henry Sullivan, era um norte-americano que foi um marco na história da arquitetura. Ele defendia que "se a forma segue a função, então o trabalho deve ser orgânico". Ele trabalhou ao lado de outros arquitetos vanguardistas e foi responsável por arranha-céus e monumentos incríveis no período moderno, além de belas construções que hoje ainda arrancam suspiros de muitos turistas e são orgulho dos moradores locais.

Louis Sullivan foi um grande influenciador na arquitetura moderna. Sua mente parecia que estava anos luz à frente da época, então suas criações eram simples e brilhantes. Atualmente, temos construções muito maiores, mas seus projetos eram ricos em cada detalhe, então possuem um imenso valor e destaque - por isso são tão preservadas. Se você quer conhecer e saber mais sobre o Louis Sullivan, um nome tão importante na arquitetura, o Westwing separou informações sobre a sua vida, obras e mais!

Biografia: Sobre o Arquiteto

Louis Sullivan nasceu em 3 de setembro de 1856, na cidade de Boston. Depois de trabalhar com um engenheiro chamado William Le Baron Jenney, decidiu que iria frequentar o instituto de tecnologia de Massachusetts. Nesse período, Louis Sullivan conheceu Daniel Burham, Martin Roche e William Holabird, todos arquitetos também impactantes. Então, foi no ano de 1874 que Louis Sullivan frequentou a escola Belas Artes de Paris. No ano de 1879, ele decidiu voltar para os Estados Unidos para trabalhar em uma empresa de engenharia. Dois anos depois, Louis Sullivan se tornou sócio da empresa que antes chamava-se Dankmar Addler e passou a se chamar Adler & Sullivan, ecebendo até mesmo o seu nome para renomear a empresa.

Obras de Louis Sullivan

Louis Sullivan teve grande influência arquitetônica de vanguardas como Viollet-le-Duc e Gottfried Semper, em que baseavam as suas teorias nas funcionalistas e organicistas. O primeiro projeto de Louis Sullivan foi em Chicago, nos anos de 1886-1893, o Auditorium Building – um edifício que era hotel, teatro e diversos escritórios. Depois deste, outros projetos deram continuidade neste estilo de edifício para Louis Sullivan, então definiu sua marca registrada com escritórios em forma de lindos arranha-céus.

A grande diferença e destaque foi que o arquiteto fazia um projeto que valorizava o volume vertical e, assim, ganhou fama quando criou o Wainwright Building com porte monolítico. Suas criações se destacavam principalmente por cada detalhe pensando para valorizar a obra, como uma moldura embaixo de janelas pequenas com madeiras talhadas, que criavam volume e davam sofisticação.

Louis Sullivan definia seu estilo como “como uma simples forma geométrica e estrutural”. O seu sistema era baseado em estruturas de aço, finalizados com alvenaria e levavam colunas de tijolos. Louis Sullivan tem em sua lista de edifícios: Armazém Walker (1888-1889), para o Edifício Guaranty (1894-1896) e para o Edifício Bayard (1897-1898). Sua obra prima foi um edifício com 12 andares, o Armazém Schlesinger & Mayer, de imensa influência para a história da arquitetura. Em 1896, o arquiteto publicou o ensaio chamado, The Tall Office Building Artistically Considered, onde teorizou as criações das suas obras e é estudado por novos arquitetos até hoje como grande inspiração.

Louis Sullivan tinha um visão incrível da arquitetura e, dessa forma, criou edificações que são valorizadas, respeitadas e mantidas até hoje!

Próximas campanhas