Louis Kahn

Louis Kahn

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraLouis Kahn

Louis Isadore Kahn é um dos nome mais importantes da história da arquitetura mundial no século XX. Conhecido como Louis Kahn, seu primeiro nome foi Itze-Leib Schmuilowsky. Nasceu na Estônia e teve uma infância bem pobre e difícil. Com cinco anos de idade, em 1905, sua família resolveu se mudar para Filadélfia, Estados Unidos, devido a guerra entre Japão e Russia. Por isso, em 1914 naturalizou-se americano e mudou seu nome para como atualmente o conhecemos.

Louis Kahn foi um marco na arquitetura por libertar os arquitetos da época das ideias impostas e devolver a liberdade de criação. Kahn não se importava em que movimento artístico ele estava, ele criava livremente suas ideias e misturava elementos distintos, quebrando muitos paradigmas da época. Se você quer conhecer mais sobre Louis Kahn, o Westwing separou informações sobre a sua vida e as suas principais obras que fizeram parte da história da arquitetura.

Biografia de Louis Kahn

Louis Kahn desenvolveu ainda no colégio a habilidade para desenhar, então fez um curso sobre história da arquitetura e realizou desenhos no estilo grego, romano e gótico. Apartir daí, começou a estudar para ser arquiteto e ingressou na escola Beaux-Arts da Pensilvânia. Por volta de 1925, Louis Kahn se formou e logo em seguida, começou a trabalhar para Paul Cret. Na década de 30, foi para Europa visitar Norman Rice, um amigo que trabalhava com Le Corbusier. Ali, Louis Kahn se apaixonou pelas ruínas e prédios antigos. Na década de 40, Louis Kahn associou-se a George Howe, que trabalhava com arquitetura contemporânea. Essa parceria durou mais ou menos dois anos.

Em 1950, Louis Kahn recebeu o seu primeiro grande trabalho que era ampliar o Museu de Universidade Yale. Esse projeto era uma grande oportunidade de colocar em prática suas ideias acumuladas e grande conhecimento. Louis Kahn foi um dos grande nome da arquitetura do século passado. Circulou por grandes nomes no período moderno, mas não foi considerado pelos críticos como um deles.

Principais Obras de Louis Kahn

Em seu trabalho para o Museu de Yale, usou de diferentes elementos na arquitetura daquele período. A estrutura era composta por formas geométricas e possuía grandes vãos que não precisavam de pilares. Em 1954, trabalhou para o Centro de Comunidade Judaica em New Jersey. Seu projeto novamente foi inovador, utilizando de módulos quadrados. Para Louis Kahn, um projeto arquitetônico se dava por uma ordem na sua estrutura, e assim cria a ordem dos espaços e ambientes. Em 1959, Louis Kahn utilizou de peças pré-fabricadas de concreto, grandiosas e que davam imponência para a construção. Louis Kahn, ficou famoso por suas frases, quando perguntaram sobre a sua conotação estética, ele disse: “Monumental para mim, não significa nada. Tem a ver simplesmente com algo ao qual não podemos acrescentar nem retirar nada. Isso é o verdadeiramente monumental. Mas a palavra monumental oprime porque só se pensa no grandioso ou no pretencioso, ou em uma coisa feita da mármore. Não é assim. É só a medida da vontade de fazer um esforço para criar algo que possa reunir as pessoas. Nada mais”.

Louis Kahn foi um arquiteto com uma visão profunda e foi muito além da sua época, e por isso contribuiu para o movimento moderno e muitos outras fases na história da arquitetura.

Próximas campanhas