Lixeira

Lixeira

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraLixeira

Em cada domicílio deve existir uma e, dentro dela, devem ir somente os restos e resíduos - estamos falando da lixeira. Dentre um universo que engloba cesto, balde e latas de lixo cada vez mais modernos, uma pequena lixeira ainda é uma boa opção para acondicionar o lixo que produzimos diariamente em casa, assegurando a limpeza de nossos ambientes.

A lixeira pode ser feita de diversos tipos de materiais e compor os ambientes da sua casa seguindo o mesmo estilo de decoração. Para isso, existem estampas, cores, padronagens e muito mais modelos de lixeira para cozinha, banheiro, quarto etc. Confira as dicas do Westwing e escolha a lixeira ideal para cada cômodo da sua casa!

Tipos de Lixeira

Ter diferentes tipos de lixeira, é claro, é muito bom para o meio-ambiente. Muitos materiais levam milhares e até milhões de anos para se decompor, mas determinados tipos de papel, vidro, compostagem e algumas variedades de plásticos podem sim ser reciclados. E é aí que entra o principal papel de uma lixeira na coleta seletiva. Listamos os tipos de compartimentos que podemos transformar uma lixeira para separar o lixo, confira:

lixeira

  • Lixeira para papel (azul): o papel faz bastante volume e, por isso, ocupa bastante espaço em uma lixeira convencional. Portanto, uma específica pode ser uma solução para caber tudo o que precisa ser descartado. Além disso, há lixeiras de papel para escritório decoradas das mais divertidas formas.
  • Lixeira para resíduos orgânicos (marrom): nesta lixeira específica para compostagem, podemos recolher os resíduos de alimentos ou plantas que usamos em casa, caso você não tenha um jardim em casa no qual possa reaproveitar esse material orgânico como adubo.
  • Lixeira para plástico (vermelha): A lixeira vermelha recolhe todas as embalagens de plástico que podem ser recicladas de forma responsável, como embalagens de iogurte, tetra pack ou papel filme.
  • Lixeira para vidro (verde): garrafas de vidro e frascos de geleia podem ser derretidos novamente e se transformarem em novas embalagens se colocarmos eles sempre na lixeira verde.
  • Lixeira para resíduos perigosos (laranja): em casa sempre produzimos algum tipo de resíduo perigo. Eles geralmente incluem baterias de eletrônicos, medicamentos ou lâmpadas. No entanto, somente as lâmpadas de LED devem ser descartadas junto com o lixo doméstico.

Materiais para Lixeira

As lixeiras podem ser feitas de diversos materiais para harmonizar com a decoração de cada ambiente da sua casa. Confira os principais modelos de lixeiras para compor o seu décor com muito estilo e praticidade:

  • Lixeira de plástico: simples e prática. A lixeira de plástico é perfeita para diversos estilos e é bastante higiênica, visto que pode ser lavada apenas com detergente. Além disso, você encontra a lixeira de plástico em diversas cores, com estampas e desenhos até, perfeito para quarto de crianças, cozinhas modernas e banheiros jovens.
  • Lixeira de inox: perfeita para cômodos com estilo moderno e industrial. O modelo de inox é mais resistente do que a lixeira de plástico.
  • Lixeira de fibra natural ou madeira: essas lixeiras são ideais para jogar lixos secos. Ideal para ambientes rústicos ou para áreas externas, a lixeira de madeira ou de fibra natural dá um toque de charme na sua decoração, ao mesmo tempo em que é funcional.

Lixeira Retrô

A lixeira retrô é um dos elementos mais inusitados para dar um toque de cor nos ambientes. Ela pode ser encontrada em uma infinidade de cores e tonalidades em modelos cheios de personalidade. A lixeira retrô também pode ser estampada, com temas divertidos e contagiantes.

As cores e estampas, muitas vezes por si só, já tendem a ser suficientes para caracterizar uma lixeira retrô. No entanto, quem deseja dar um toque ainda mais especial às composições, o design da peça é fundamental. Basicamente, encontramos três tipos de lixeira retrô, uma muito semelhante aos modelos atuais, uma que remete às antigas lixeiras de rua, com tampa e de alumínio, e um modelo para escritório, sem tampa.

Apesar do design ser retrô, essas lixeiras costumam vir com os métodos de abertura mais utilizados atualmente, ou seja, pisando na alavanca, em sua parte inferior, ou pelo tecnológico sensor de proximidade. A única exceção a isso é a lixeira retrô para escritório, visto que não tem tampa, já que é destinada apenas a papéis e materiais recicláveis secos.

Lixeira 2.0

É claro que sempre podemos fazemos o máximo para lidar com o lixo de maneira tão fácil quanto ele se acumula. Para isso temos lixeiras com pedal e tampa práticas, que evitam com que tenhamos que abrir as lixeiras com as mãos e sujá-las. Ou uma alça ou suporte para empurrarmos a lixeira do tipo carrinho para fora da casa ou prédio de maneira fácil e confortável. Além disso, o caminhão de lixo que recolhe as diversas categorias de resíduos em frente da nossa casa, tem capacidade para diversos litros e toneladas de lixo.

A grande lixeira que são os contentores dos caminhões impedem com que várias lixeiras sejam compradas, facilitando a coleta do lixo. Contudo, dentro de casa, um grande latão de lixo na cozinha, uma pequena lixeira no banheiro e no escritório, distribuem o armazenamento dos resíduos enquanto nos poupam gastar muito tempo andando atrás de um lugar para descartar as coisas.

Lixeiras e cestos de lixo são, no final das contas, acessórios agradáveis e que nos proporcionam conforto. Afinal, o que seria da nossa casa e da nossa vida em comunidade sem estes objetos tão práticos? Além disso, hoje as lixeiras são oferecidas em modelos com cores bonitas e não apenas no tradicional preto ou branco.

Westwing: o Extraordinário Mundo da Sua Casa!

Próximas campanhas