Lixeira Seletiva

Lixeira Seletiva

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraLixeira Seletiva

Em busca de uma alternativa para incentivar o consumo e descarte consciente dentro de casa? Invista em uma lixeira seletiva. Esse tipo de utensílio traz mais organização e funcionalidade para o lar, além de estimular a atenção com o meio ambiente em crianças e adultos. Utilize-as em cômodos como a cozinha e área de serviço para facilitar o desfazer de resíduos como o papel, plástico e dejetos orgânicos.

 

Com o aumento na produção de resíduos em todo o mundo, as lixeiras seletivas estão se tornando uma necessidade. Separar o lixo residencial é uma forma de estimular a reciclagem de materiais e assim contribuir com o meio ambiente. Você tem o interesse em começar um programa de descarte organizado em casa? O Westwing traz dicas e informações para organizar e reciclar de forma simples e econômica. Confira!

Por que Utilizar uma Lixeira Seletiva?

Separar o lixo de maneira adequada tem se tornado cada vez mais relevante. Com o aumento na produção industrial e consequentemente do consumo, precisamos planejar e organizar a forma como descartamos o lixo. A boa notícia é que começar um programa de reciclagem dentro de casa é bem simples: basta um pouco de planejamento e os utensílios corretos como uma lixeira seletiva. Com o aumento na demanda por esse tipo de produto, fabricantes vêm investindo em design de lixeiras seletivas cada vez mais variados em termos de dimensões, métodos e materiais. As opções incluem soluções para imóveis pequenos e alternativas de lixeira seletiva para espaços como a pia da cozinha ou a área da lavanderia.

Organizando o Descarte na Lixeira Seletiva em Casa

O primeiro passo para se começar a reciclar é pensar na quantidade e nos tipos de materiais que consumimos normalmente. Entre os principais produtos encontrados na maioria dos lares estão: o plástico, o papel e os resíduos orgânicos. Utilize um coletor para cada tipo de material e atente-se para a capacidade dos recipientes.

lixeira-de-pia

Tipos de Lixeira Seletiva

Ao começar um planejamento de descarte seletivo em casa é recomendável pensar no tipo de lixeira seletiva mais adequado para suas necessidades. Há dois tipos principais produtos: lixeira seletiva com subdivisão interna e as lixeiras seletivas em forma de coletores individuais.

A lixeira seletiva com subdivisão interna é uma ótima opção para casas e apartamentos pequenos e lares com número reduzido de moradores. Isso por que, com um único coletor, é possível separar os principais tipos de resíduos. O número de divisões pode variar entre os diferentes tipos de lixeiras seletivas. Os produtos mais comuns apresentam de três a quarto compartimentos e variam bastante em termos de capacidade em litros. Esse tipo de lixeira seletiva é perfeita para utilização em áreas como a parte inferior da pia da cozinha e a área de serviço. Lixeiras seletivas em forma de coletores individuais são ideais para imóveis e famílias maiores onde a produção de resíduos é mais acentuada. Nesse caso, a alternativa mais recomendada é utilizar uma lixeira seletiva para cada tipo de material descartado.

Um método comum de descarte é a utilização de lixeiras seletivas individuais coloridas, pois a diferenciação por cores facilita o descarte. Um esquema de cores utilizado comumente em todo o mundo é o amarelo, azul e marrom. A lixeira seletiva amarela é comumente utilizada para o descarte de resíduos plásticos. O descarte de papel é feito na lixeira seletiva de cor azul. Já os resíduos orgânicos sãos descartados em lixeiras seletivas marrons.

Independente do esquema de cores que você escolher, certifique-se de informar a toda a família o significado de cada lixeira seletiva deixada no lar. Assim você garantirá o sucesso do seu projeto de reciclagem no lar.

Dicas para Otimização de Reciclagem no Lar

Reduza, reutilize, recicle; exatamente nessa ordem. Quando atentamos para o que consumimos e a forma como consumimos reduzimos a necessidade de reciclar. Reflita sobre os seus hábitos e métodos para torná-los mais amigáveis ao ambiente. Opte por métodos de consumo consciente como o uso de filtros de água em detrimento de garrafas plásticas.

Saiba o que você pode e não pode reciclar. Informe-se sobre as regras de reciclagem para a sua área de residência e certifique-se de descartar o seu lixo de acordo. É comum que as cidades possuam leis próprias em relação a reciclagem. Informe-se também sobre projetos comunitários de coleta seletiva.

Compre produtos reciclados. A essência da reciclagem é o movimento cíclico dos materiais através do sistema, eliminando desperdícios e a necessidade de extrair mais matéria-prima. Investir na compra de produtos reciclados significa alimentar este circuito. Atualmente é possível encontrar uma imensa variedade de produtos reciclados, desde papel para impressora até cadeiras de escritório.

Westwing: O Extraordinário Mundo da Sua Casa!

Próximas campanhas