Lixadeira

Lixadeira

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraLixadeira

Vira e mexe aparece aquela pequena reforma para fazer em casa. Seja pela necessidade de consertar e restaurar um móvel ou simplesmente modificar o ambiente. Para solucionar qualquer um desses casos é essencial ter um bom kit de ferramentas. Sendo assim, um dos instrumentos mais práticos que você pode ter é uma lixadeira. Também conhecida como politriz, ela é uma ferramenta elétrica portátil utilizada para lixar e polir os mais diversos tipos de superfície, como madeira, metal, plástico e gesso.

As lixadeiras podem ser usadas também para aquele projeto DIY que você e sua família desejam realizar faz tempo. Ela é uma ferramenta muito versátil que te ajuda a deixar qualquer peça ou espaço em seu lar do jeito que você quer. Que tal deixar novo aquele móvel que você herdou da sua avó? Inspire-se com as dicas do Westwing deixadas aquia e transforme sua casa de maneira especial!

Modelos de Lixadeira

Como qualquer bom material de construção, existe um modelo de lixadeira elétrica ideal para cada uso, seja doméstico ou na construção civil e oficinas mecânicas. Confira os principais tipos de politriz:

  • Angular – Usada para desbastar madeira. Não serve para dar acabamento, mas sim “desgastar” a peça.
  • Orbital – Utilizada para lixamento de superfícies planas, dando um arremate mais fino.
  • Roto Orbital – Apesar de também dar acabamento fino a superfícies planas, ela também permite o lixamento e o polimento de bases não planas, devido a sua base flexível.
  • Lixadeira de Cinta – Utilizada em trabalhos mais difíceis, pois retira grandes quantidades de material, por isso é mais utilizada na construção civil.
  • Lixadeira Vertical – Menor modelo no mercado, sendo mais fácil de controlar em operações com madeira. Não é a melhor tipo de politriz para dar acabamento, mas é possível fazê-lo.

Cuidados

Para manusear uma politriz é necessário tomar alguns cuidados em vista da saúde do operador e do alcance de bons resultados. Para uma boa manutenção da ferramenta, lubrifique-a regularmente para evitar que as palhetas ressequem e certifique-se que o prato (base da lixadeira) esteja bem encaixado a peça. Nunca retire a coifa do equipamento, ela é uma capa de proteção que impede que partículas derivadas do corte ou lixamento sejam projetadas contra o operante da lixa.

Para tornar seu trabalho mais seguro, o uso de alguns EPI’s – equipamentos de proteção individual – são de extrema importância: óculos de segurança ou viseiras, protetores auricular e máscaras devem ser sempre usados. Dependendo da superfície a ser lixada e da quantidade de substâncias expelidas, pode ser bom utilizar também um avental de raspa. Durante uso não aplique muita força sobre o equipamento, pois o disco é sensível e utilize sempre as duas mãos para manuseá-lo.

O Móvel Ideal

Provavelmente, o melhor uso não profissional para uma lixadeira é a reforma, ou até mesmo construção, de móveis de madeira. Com ela é possível desbastar peças inteiras ou apenas alguns pedaços, deixando-as na medida certa para caber naquele canto desocupado de sua casa e, ainda, receber camadas de tinta, cera e outros produtos. Invista em uma boa lixadeira e cuide de seu lar.

 

Próximas campanhas