Listelos

Listelos

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraListelos

Existem várias opções de revestimentos para deixar sua decoração personalizada e criativa. Independente do material usado, investir em pequenos detalhes dá um toque de sofisticação em qualquer ambiente, tornando-o mais aconchegante e atrativo para você, sua família e amigos. Os listelos são a melhor opção para quem quer transformar paredes em verdadeiras obras de arte, geralmente sendo utilizados como se fossem uma espécie de moldura de seus revestimentos.

Os listelos, antigamente conhecidos como gregas, são peças de cerâmica, pedra ou outros materiais, que formam faixas horizontais ou verticais diferenciadas de azulejos e arrematam o acabamento de pisos e paredes, principalmente. Seu nome é uma derivação do mesmo termo em italiano que significa “tira fina” e também podem ser chamados de “faixa decorativa”. Aqui no Westwing você confere os melhores conselhos para deixar sua casa linda, elegante e personalizada do jeito que gosta. Inspire-se com a gente!

Forma e Aplicação

Os listelos mais comuns vêm em forma de azulejo e pastilhas, e são utilizados principalmente a meia altura de cozinhas, banheiros ou áreas externas como as de churrasqueira, porém também podem ser encontrados modelos em formato de fitas adesivas, que se encaixam em todos os cômodos da casa e são aplicados principalmente em quartos, adultos e infantis. O listelo pode ser colocado tanto entre grupos de azulejo, ou emoldurando este a meia altura e separando-o de uma parede de alvenaria sem revestimento, somente pintada.

Materiais e Tipos de Listelos

Como qualquer bom item de decoração, os listelos podem ser encontrados em uma enorme quantidade de materiais, cores e padronagens, permitindo que todos possam ser bem criativos na hora da escolha e da instalação destas peças. Podemos dividir os listelos pelo seu uso e material, veja alguns exemplos;

  • Pastilhas: São geralmente retangulares, compostos por cerâmica ou vidro, e possuem uma ampla variedade de cores e estampas de flores, plantas e temas art-déco.
  • Decorativos: Muito utilizadas, usualmente em cerâmica e porcelanato, são moldados e formam padrões texturizados e tridimensionais, criando uma aparência sofisticada e exclusiva.
  • Metálicos: Listelos de cobre e ferro forjado, ideais para ambientes com clima rústico e casas de campo. Criam ótimas combinações com ardósia, porcelanato ou granito escuro.
  • Pedra Natural: Geralmente em pedra calcária, tem desenhos que são gravados pelo processo de jato de agua, dando ao listelo uma textura incomparável. É perfeito para decorações contemporâneas e asiáticas.

Escolha o Melhor

Na hora de escolher seus listelos é importante ter alguns fatos em mente, para deixar sua decoração o mais harmoniosa possível. Dê atenção a cor da tinta e/ou do rejunte a ser aplicado na parede, selecione faixas que combinem com a coloração do espaço sem contrastar demais, nem de menos.

Apesar da regra geral dizer que o listelo tem que ficar em meio nível da parede, use o bom senso, confira o pé direito do cômodo e cheque o tamanho de móveis, janelas e interruptores para descobrir a altura que mais lhe agrada.

Com essas dicas você com certeza vai aproveitar o melhor do seu espaço e deixar sua casa charmosa e detalhada. Invista em listelos!

Próximas campanhas