Linho

Linho

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraLinho

Você conhece as características do linho? O linho é um dos tecidos mais antigos da história da humanidade. Alta resistência, durabilidade e beleza estão entre as principais vantagens associadas ao uso do tecido na indústria. O material é amplamente utilizado como matéria-prima para a confecção de peças para o lar e vestuário em todo o mundo devido à nobreza de suas fibras.

Quando o assunto é decoração, os usos da fibra de linho incluem a confecção de roupas de cama, toalhas, forro para estofados, cortinas, entre outros acessórios para o lar. O material está em voga e tem sido amplamente explorado enquanto opção de tecido utilizado na composição de ambientes. O Westwing preparou um guia para te ajudar a entender melhor sobre aplicações do linho em ambientação. Entenda mais sobre a utilização do linho e conheça as vantagens e possibilidades associadas ao seu uso.

Por que Utilizar o Linho em Decoração?

O linho é o material produzido a partir de fibras celulósicas derivadas da planta do linho. Há registros do uso do material na confecção de peças em tempos que remontam o período faraônico no Antigo Egito. Portanto, trata-se de um dos tecidos mais antigos de que se tem conhceimento. A popularidade do tecido está associada às suas qualidades estéticas e funcionais. Você sabe quais são elas?

Entre as principais vantagens do uso do linho em termos funcionais estão a alta durabilidade, resistência, permeabilidade e sustentabilidade ecológica. A fibra de linho é três vezes mais resistente que a fibra de coton. O material tem a capacidade de manter a sua aparência inalterada mesmo após anos de uso e tende a manter a sua cor original mesmo após sucessivas lavagens.

Devido às suas propriedades enquanto fibra natural, o linho também possui propriedades antialérgicas. O tecido favorece a criação de um microclima considerado ideal para saúde e equilíbrio da pele. O material tem a propriedade de absorver água e secar muito rapidamente e possui excelentes propriedades térmicas. Devido à sua permeabilidade, ele tende a conservar a temperatura do corpo durante a noite e facilitar a liberação do calor corporal durante as horas mais quentes do dia. Portanto, não é à toa o uso do material como parte da vestimenta utilizada por astronautas. O modo de produção da fibra de linho não envolve a produção de resíduos tóxicos, o que torna o material uma excelente opção de tecido ecológico e sustentável.

O apelo estético do linho está associado à aparência e textura das suas fibras. O material é brilhante e apresenta ampla variedade de texturas que podem ser controladas de acordo com técnicas de produção. A fibra de linho também favorece ampla diversidade de acabamentos que incluem diversos métodos de tingimento, corte e impressão.

Usos do Linho em Decoração

O linho pode ser aplicado a diversos usos em decoração. O tecido é considerado um dos materiais mais nobre para a confecção de acabamentos para móveis, acessórios e roupas de cama e de mesa.

Estofados com forro de linho estão em voga e têm a capacidade de impactar tanto a estética quanto a funcionalidade dos interiores devido à sua beleza e facilidade de manutenção. O tecido pode ser utilizado na confecção de forros para sofás, poltronas, almofadas e cortinas.

A qualidade das roupas de banho de linho são amplamente conhecidas. O material é muito utilizado na confecção de toalhas de banho e roupões de alta qualidade e textura incomparável. Utilizar acessórios de linho como toalhas de mesas e capas para almofadas é uma maneira efetiva de incrementar a decoração dos espaços com um toque de estilo e elegância.

Próximas campanhas