Lilly Reich

Lilly Reich

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraLilly Reich

Nascida em Junho de 1885 em Berlim, Lilly Reich após terminar o primeiro grau mudou-se para Viena para ser costureira industrial. Em 1911 retornou para Berlim e iniciou seus trabalhos de designer de moda e de móveis no Deutscher Werkbund e se tornou a primeira diretora mulher em 1920. Graças a esse trabalho ela conheceu Mies Van der Rohe e juntos eles desenvolveram peças icônicas para a decoração do lar.

Lilly Reich é mundialmente conhecida no ramo da decoração por ser co-projetista na criação das famosas cadeiras Barcelona e Brno de Mies Van der Rohe, e por supostamente ser a única pessoa da qual ele aceitava dividir seus trabalhos e ouvia sugestões. As peças desenvolvidas pelos dois são ícones quando o assunto é decoração, graças à versatilidade e beleza dos itens. Acompanhe as dicas e inspirações do Westwing e transforme sua decoração!

Um pouco da história de Lilly Reich

Lilly Reich é bastante conhecida pelo fato de ter sido co-projetista no desenvolvimento de algumas peças de Mies Van der Rohe, porém há mais em sua história para contar.

Antes de se estabelecer na carreira de designer de móveis, Lilly Reich trabalhou com moda e em 1920 se tornou a primeira diretora mulher da Deutscher Werkbund – uma organização alemã de trabalho. Os projetos desenvolvidos como designer de moda a levou de volta para Frankfurt, onde conheceu Mies Van der Rohe, os dois se tornaram grandes amigos em seguida começaram a trabalhar juntos.

Em 1928, Mies Van der Rohe e Lilly Reich foram apontados como diretores artísticos do pavilhão alemão para uma Exposição em Barcelona, e como resultado tivemos o Pavilhão de Mies, considerado uma das melhores obras do modernismo. Anos depois Mies, indicou Lilly Reich como diretora para a escola Bauhaus, comandada por ele na época.

Em 1939 o estúdio de Lilly Reich foi bombardeado por causa da Segunda Guerra Mundial. Após isso, ela aceitou lecionar sobre design de interiores e edificação na Universidade de Artes de Berlim, mas veio a falecer em 1947.

Os móveis criados por Lilly Reich

Os móveis desenhados por Lilly Reich e mais conhecidos no ramo da decoração são duas peças que também foram criados por Mies Van der Rohe: a Cadeira Barcelona e a Cadeira BRNO.

As peças foram desenvolvidas por Lilly Reich e Mies para uso no Pavilhão Alemão da Exposição Ibero-Americana de Barcelona e desde aquela época eram consideradas extremamente luxuosas e ideais para todos os tipos de decoração.

Pesquisadores e adoradores do ramo da decoração afirmam que Lilly Reich e Mies foram extremamente inteligentes para a criação das peças, já que além de um belo design elas ainda oferecem ótimo conforto, graças ao seu estofado em couro, e conseguem passar um ar de luxuosidade, formalidade e ao mesmo tempo versatilidade, graças a sua estrutura fabricada em aço.

Quando usadas no lar ambas as peças podem facilmente ser combinadas com os mais diversos tipos de decoração, desde a decoração clássica, a decoração moderna, ou até a decoração romântica. O que se precisa ter em mente sempre é que a peça se tornará um ótimo destaque em meio a qualquer decoração e cômodo.

Ao escolher as peças desenvolvidas por Lilly Reich e Mies é recomendado que elas sejam usadas somente em áreas internas, pois o contato direto com os raios solares e com a água pode afetar a durabilidade da peça.

É inegável a importância de Lilly Reich no mundo da decoração e do design, já que graças ao seu trabalho com Mies, hoje em dia podemos apreciar ícones de design de mobiliário. Acompanhe as dicas do Westwing, inspire-se conosco e transforme cada vez mais a decoração da sua casa!

Próximas campanhas