Lençol

Lençol

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraLençol

Não adianta apenas ter a cama e o colchão perfeitos sem um macio e delicado lençol para completar às suas horas de descanso. Existe uma grande variedade de modelos de lençol, o que nos permite adequar a decoração da cama com o estilo do quarto.

Já que a roupa de cama deve ser trocada a intervalos regulares, o lençol é uma excelente oportunidade para dar a seu cômodo de dormir um novo visual com o mínimo de esforço. Contudo, lembre-se de investir em lençóis de boa qualidade e que sejam confortáveis, garantindo assim um sono reparador, como, por exemplo, o lençol de 200 fios. Para te ajudar nessa missão, o Westwing apresenta abaixo uma série de dicas que vão te guiar na hora da escolha pelo lençol certo para a sua ambientação. Nesta página falamos sobre o tamanho da peça, como higienizá-las corretamente e muito mais. Confira e inspire-se com a gente!

Tamanhos de Lençol

O tamanho do lençol irá depender do comprimento da cama e do colchão. Normalmente as medidas seguem um padrão de acordo com o mobiliário e jogo de cama comercializado em cada país. No Brasil, um lençol para a cama de solteiro deve ter por volta de 90 cm x 190 cm. Para a cama de casal, o tamanho padrão costuma ser 140 cm x 190 cm. No entanto, com a chegada das camas box e dos tamanhos queen e king, é possível encontrar lençóis que medem entre 160 cm e 280 cm por 200 cm até 260 cm. Além destes tamanhos convencionais, ainda é possível encontrar modelos de lençol para cama infantil e berços, com ou sem elástico.

Lençol

Para acompanhar o lençol, as fronhas também estão disponíveis em tamanhos diferentes. O formato dos travesseiros varia bastante em cada parte do mundo. Enquanto em alguns países europeus os modelos quadrados são preferidos, o modelo mais comum no Brasil é o retangular. Os travesseiros individuais para camas de casal ou solteiro normalmente variam entre 50 cm x 70 cm e 60 cm x 80 cm. As almofadas, contudo, podem assumir formatos retangulares, quadrados, redondos ou cilíndricos, podendo ser revestidas com capas especiais além das fronhas.

Modelos de Lençol

É aconselhável adaptar o jogo de cama para cada estação do ano, o que também inclui o lençol. O material da roupa de cama pode variar radicalmente, indo de tecidos leves de algodão e delicadas sedas, até tecidos mais quentes como a flanela. Para o uso diário, os tecidos mais comuns para um lençol são o percal e a microfibra.

Durante o verão, recomenda-se utilizar o algodão, a seda ou o linho. As fibras desses tipos de lençol proporcionam um toque macio e agradável, gerando uma sensação de frescor. Um dos fatores mais importantes a serem considerados antes de se comprar um lençol para o verão é se os mesmos permitem uma boa ventilação, de forma que não absorvam o excesso de transpiração durante a noite.

No inverno, é essencial que o lençol seja capaz de nos manter aquecidos. A melhor opção são os lençóis de malha flanelada, que retêm o calor e conferem ainda mais maciez e conforto à roupa de cama.

E se maciez é o que se procura, vale a pena conferir a quantidade de fios com o qual o tecido do lençol é feito, o que também irá influenciar em sua durabilidade. Um lençol pode ter tecidos entre 150 e 1000 fios, sendo que a diferença final ficará a cargo do preço dos produtos, podendo ir de R$ 25 a R$ 2.000 por cada peça avulsa.

Lençol 200 fios

Um lençol 200 fios pode ser feito de fibras naturais ou sintéticas. No mercado, os mais populares são o 100% algodão e o misto (50% algodão, 50% poliéster). O primeiro é antialérgico e oferece conforto extra. O segundo lençol 200 fios é mais fácil de lavar e passar, além de não apresentar bolinhas com o tempo.

Mas o que determina se um lençol é confortável ou não é o número de fios contidos em sua trama. Por isso, um lençol misto ou de algodão com 400 fios será muito mais confortável do que o modelo com apenas 150 fios. Quanto mais fios, mais caro e mais nobre o lençol é. Além disso, ainda existem outros materiais como a seda, o cetim, o linho e o algodão egípcio que possuem características próprias.

Atualmente, quando pensamos em custo e benefício, o lençol 200 fios é a melhor opção. Ele possui uma textura agradável e um preço razoável. Ele também é uma ótima escolha para quem nunca comprou (ou se interessou) por lençóis pois a partir dele você pode avaliar se prefere uma versão melhor ou se um modelo de 150 fios já resolve seu problema.

lençol

Tipos de Lençol 200 fios

O lençol 200 fios pode variar de tamanho. Ele pode ser de solteiro, de solteiro king (para camas de 205 por 100 centímetros, ou a chamada cama de viúva), de casal, queen size ou king size. Em todos esses tamanhos o lençol 200 fios pode encontrado na versão comum ou na versão para lençol debaixo, com elásticos no acabamento para se encaixar melhor no colchão.

Lençol Patchwork

Embora não exista um tecido específico para o lençol patchwork, o ideal é que essa peça seja confeccionada em algodão ou percal, já que a maciez é fundamental para garantir o aconchego e o conforto necessários para os momentos de descanso e recuperação das energias. Para os casos de lençol patchwork que recebem essa técnica apenas na vira é possível escolher tecidos mais grossos, já que eles não entraram em contato direto com a pele das pessoas.

Geralmente, o patchwork mistura texturas, estampas e cores para criar uma peça única e muito original. No caso do lençol patchwork, há inspirações dos mais variados tipos, tais como florais, campestres, com a predominância das cores claras, ou rústicas, com a mistura de cores fortes como o vermelho, o azul e o verde. Com um lençol patchwork você pode levar, para a sua cama, toques de capricho, maciez e muita beleza, que certamente embalarão seus momentos de descanso. Um lençol patchwork que misture estampas e listras também rende um resultado muito bom!

Limpeza e Manutenção

Para um sono agradável é preciso cuidar da higiene da cama, o que pode ser feito através da troca regular dos lençóis. Você pode lavá-los na máquina a temperaturas especificas que irão higienizar e manter o ambiente saudável. Se a sua máquina de lavar possuir a opção de lavar com água quente, você pode limpar o lençol de algodão utilizando altas temperaturas, já que ele apresenta um material resistente e que não tende a estragar com a lavagem.

Contudo, os demais modelos de lençol devem ser lavados a 60 graus Celsius, no máximo. Colchas, almofadas e lençóis fabricados com materiais mais delicados devem ser lavados de acordo com as instruções que vêm afixadas na etiqueta, normalmente nunca ultrapassando temperaturas superiores a 30 ou 40 graus Celsius.

lençol 200 fios

Lençol e Estilo

Motivos florais, listras e formas geométricas são padronagens ideias para um lençol. O estilo do lençol ainda pode ser definido de acordo com a estação. Assim, opte por cores vibrantes, estampas de flores ou branco durante o verão, enquanto cores mais neutras, como o cinza e o gelo, além de estampas geométricas mais ousadas no inverno.

Caso o quarto esteja decorado em estilo romântico ou provençal, o ideal é que o lençol acompanhe o mesmo estilo. O mesmo vale para uma decoração minimalista, que poderia ser arruinada com um lençol muito extravagante. Um jogo de lençol é, portanto, a opção ideal para quem deseja variar o estilo do ambiente a qualquer momento, já que as possibilidades de combinação são infinitas. Experimente!

Westwing: O Extraordinário Mundo da Sua Casa!

Próximas campanhas