Lareira de Tijolos

Lareira de Tijolos

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraLareira de Tijolos

Seu sonho sempre foi ter aquela lareira linda no meio ou no canto da sala? Se estiver pensando em um projeto para construir uma lareira de tijolos, parabéns! Além de dar um charme enorme ao ambiente, esse tipo tradicional de lareira possui um estilo único e que nunca sai de moda. De instalação fácil, a lareira de tijolos apenas precisa de algumas recomendações para funcionar perfeitamente e aquecer a todos com seu calor.

Podem ser escolhidas lareiras de tijolos dos mais variados modelos e cores, incluindo o tipo de tijolo cerâmico no qual a lareira será montada. Para fazer uma bela lareira, recomenda-se adquirir novos tijolos, uma vez que os usados podem comprometer o visual da lareira em pouco tempo. Nesse caso, você pode optar por dar um visual mais desgastado, mais clássico, mantendo o tom dos materiais, ou mais refinado, com o uso de um verniz para dar brilho aos tijolos.

Do que uma lareira de tijolos precisa?

Uma lareira de tijolos tem elementos básicos e indispensáveis para que funcione perfeitamente. A primeira delas é a câmara de fogo – abertura da lareira para o ambiente que receberá seu calor. É importante lembrar que esse local deve ter uma parede inclinada no fundo para que o ar quente seja direcionado para dentro do cômodo. Há, ainda, a coifa e o duto, que deterão o ar frio de fora e captarão a fumaça para, depois, jogá-la para fora.

Reformando uma lareira de tijolos

Você comprou uma casa com uma lareira de tijolos, mas não gosta do aspecto dela? Não se preocupe, pois já é possível dar um novo visual à lareira e integrá-la aos móveis e ao design do ambiente. Você pode fazer, por exemplo, uma combinação no revestimento e seguir a linha dos seus móveis. Veja como!

  • Primeiramente, lixe toda a área com escova de aço até deixar a superfície dos tijolos porosa;
  • Em um balde, prepare 5 kg de cal para pintura misturados com 8 litros de água;
  • Deixe essa mistura descansar por, pelo menos, dois dias. Isso facilitará a aplicação e deixará o acabamento mais resistente;
  • Aplique a mistura na lareira de tijolos. Dê um intervalo de 24 horas e aplique novamente;
  • Um dia após a segunda demão, use lixa para alvenaria nº 200 e desgaste a pintura até chegar ao aspecto que você deseja.
  • Você pode completar esse visual com prateleiras ou peças de decoração, que certamente darão um ar mais moderno à sua lareira de tijolos!

Próximas campanhas