Lampião

Lampião

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraLampião

O projeto luminotécnico, bem como as lâmpadas em geral, têm formas diferentes de iluminar e causam efeitos distintos, ora voltados para uma luminosidade branda e indireta, ora para uma iluminação forte e difusa. Isso é possível com a chegada de infinitos modelos de luminária ao mercado, que combinam com qualquer decoração. Mesmo assim, algumas técnicas e possibilidades decorativas modernas resgatam formas remotas de iluminar, como o lampião, uma alternativa peculiar de causar claridade com aconchego.

Como uma espécie de lanterna ou lamparina e com a mesma função estética de uma lanterna marroquina, o lampião existe para conveniências que vão além de iluminar, como é o caso de seu uso como adorno. Além disso, o mercado luminotécnico e de decoração atuais deram à peça um novo design e formas especiais de ornamentar. No Westwing, inspirações não faltam para o lampião! Conheça a seguir os seus tipos, curiosidades e aplicações no décor!

Utilidades e Modelos de Lampião

A história do lampião vem de séculos e já percorreu todos os continentes; na China, ele era usado com vagalumes como principal fonte de luz. A peça também já passou por impérios e nobrezas de diversos países, iluminando o interior de carruagens para transporte noturno ou para sinalização náutica. O lampião fez parte, inclusive, da história da Inglaterra, possibilitando a expansão da jornada de trabalho das fábricas do país.

Se para você lampião não significou nada até hoje ou servia apenas para dar luz a ambientes sem iluminação ou em casa quando falta energia, já deu para perceber que esse conceito vai mudar, não é?! O proveito do lampião vai além do que imaginamos. Aqui no Brasil, por exemplo, não é de hoje que ele garante luminosidade a acampamentos ou durante uma viagem às montanhas – que o digam os escoteiros!

Com sua alça charmosa e a transparência particular para irradiação da luz, o lampião pode ser encontrado com diferentes tipos, dimensões e formatos. Os materiais que o compõe são o vidro, metal, alumínio, ferro ou cobre, pintados com cores que variam entre o tom do próprio material ou com tonalidades de preto, branco, vermelho, azul, rosa e laranja, que deixam o lampião ainda mais gracioso.

Lampião x Modernidade

É natural o lampião ser lembrado como uma peça retrógrada. Suas principais versões realmente foram inventadas há anos; o lampião a gás, por exemplo, é um dos modelos mais usados e nasceu em 1972. Os lampiões a querosene (simples e à pressão) e de vela também são antigos e amplamente aproveitados. Para os três, é importante tomar os devidos cuidados com a manutenção e uso, como verificar o tamanho do pavio ou mecha, a quantidade de combustível e o estado do vidro, filtro e anéis de vedação do lampião.

Mesmo com esta variedade de tipos de lampião, o acessório foi reinventado e hoje existe em opções modernas e até tecnológicas. Um dos tipos mais comprados e úteis é o lampião de LED; seu design é arrojado, o brilho ajustável e o acionamento funciona com um simples botão. Além disso, a duração deste modelo de lampião é bem maior, visto que é à base de bateria ou sistema autorrecarregável.

O Lampião e o Décor

O lampião é uma peça super fácil de ser aplicada na decoração, pois combina com qualquer objeto, cor, textura e ambiente, especialmente o lampião antigo. Basta saber harmonizá-lo ao conjunto de elementos que ele certamente proporcionará encanto e elegância. Sem contar que um lampião decorativo não serve apenas para o décor do lar, contribuindo também com o arranjo de eventos e ocasiões especiais.

Uma boa alternativa é decorar um aparador ou cômoda com uma composição de três lampiões de metal turquesa com iluminação à vela; a combinação monocromática deixará o ambiente leve e aconchegante. Um mini lampião cromado ou vários dele também é uma dica incrível para quem deseja adotar estilos românticos e sutis, como o rústico e shabby chic.

Nesse caso, é possível usá-lo em um dos cantos da mesa de centro ou estante na sala de estar ou pendurado no jardim, criando um efeito feminino e delicado. Experimente!

Westwing: o Extraordinário Mundo da Sua Casa!

Próximas campanhas