Lâmpada de Lava

Lâmpada de Lava

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraLâmpada de Lava

A lâmpada de lava é uma engenhosa invenção decorativa cuja beleza vem fascinando gerações desde os anos 1960. Esse tipo de lâmpada tornou-se muito comum durante o florescimento da cultura hippie e seus valores. Depois de passar um tempo esquecida, a lâmpada de lava voltou à cena como elemento de decoração bastante popular entre os jovens adeptos do estilo retrô.

Todo mundo já teve a oportunidade de se encantar com a beleza de uma lâmpada de lava. Um dos aspectos mais fascinantes desse tipo de lâmpada é o seu design em forma de foguete transparente. O seu interior é ocupado por um líquido e por gotas de cera que se movem aleatoriamente criando imagens fascinantes. Quer dar um toque diferente à decoração do seu quarto? Confira as dicas, ideias e produtos para personalizar o seu espaço com o Westwing.

É difícil apontar com precisão a história definitiva da lâmpada de lava devido às muitas versões e interpretações disponíveis sobre esse tipo de fonte de iluminação. No entanto, a versão mais aceita da história atribui a invenção do inusitado produto ao empresário Edward Craven Walker.

Em  setembro de 1963, Walker, um inventor excêntrico, trouxe o  primeiro modelo de lâmpada de lava da Inglaterra como um acessório decorativo para a casa.

O primeiro projeto da lâmpada de lava se assemelhava a uma nave espacial pronta para pousar na lua. O design excêntrico dessas lâmpadas causou fascínio e estranheza. O formato de foguete cheio de bolhas flutuantes parece fazer referência ao espaço e à ausência de gravidade. Assim, a lâmpada de lava também passou a ser chamada de “lâmpada ASTRO.”

A luminária funciona da seguinte forma: a lâmpada incandescente esquenta e ilumina o fundo de uma garrafa de vidro. Isso cria uma reação nos líquidos, que possuem gravidades especificas iguais. O líquido de baixo esquenta, dilata e empurra o outro elemento para cima. Esse processo se repete e o efeito psicodélico continua.

Devido ao seu aspecto inusitado, as lâmpadas de lava vem sendo utilizado de muitas maneiras, incluindo como peça de arte, de decoração, instrumento para meditação, luminária comum e muito mais. Hoje a lâmpada de lava é considerada um acessório retrô muito popular.

 

 

Próximas campanhas