Lã

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing para

Com registros datados da Idade da Pedra, a lã foi o primeiro material utilizado na confecção de roupas e tecidos. De alta durabilidade e flexibilidade, a lã também é resistente ao fogo e ótimo isolante, por isso tão usada até hoje, material preferido dos climas frios e também como matéria-prima principal das roupas de bombeiros. A lã é um material usado a muitos anos, pois ainda contém características que nunca foram alcançadas por nenhum outro material, como controlar a temperatura e manter o formato.

Para que a sua peça de lã dure mais e para quem tem curiosidade em saber como ela é fabricada, confira as dicas do Westwing, que ainda te ajuda com ideias de como usar aquela manta de lã que ficou encostada durante o verão, mas que pode compor muito bem com os mais diversos estilos. Inspire-se!

Fabricação da lã

Podendo ser feito a partir do pelo da ovelha, lhama, carneiro, vicunha e camelo, a lã foi a primeira fibra processada e tingida pelo homem segundo indícios históricos. A primeira fase da fabricação é a tosquia, que é o corte do pelo do animal. Hoje em dia existem competições de tosquia, onde ganha aquele que tirar maior quantidade de pelo e de forma uniforme, sem machucar o animal. Depois vêm os processos de lavagem, cardagem e o penteado. Existem várias categorias de lã que variam com a região em que o animal é encontrado, devido a variação da alimentação, higiene, condições climáticas e hereditárias. Os tipos de lã mais procurados não dos carneiros de origem inglesa Leicester e Lincoln, que são mais grossas, e a da região da Espanha, a raça Merino, que possui lã fina.

Como lavar produtos de lã

A lã é um produto delicado, que se lavado de forma errada pode acabar inutilizando os benefícios da peça. Mas não se assuste, sua limpeza é algo simples de fazer. Para o caso de peças como almofadas, mantas e colchas, agite o objeto para retirar as sujeiras presas nos emaranhados. Encha uma bacia com água quente e deixe a peça de molho durante 45 minutos. Retire a lã e coloque-a em um balde com água fresca e vá acrescentando detergente líquido sem amaciante ou alvejante, deixando por 30 minutos. Retire a lã e depois volte à bacia com água quente e detergente por 15 minutos e vá repetindo o processo até que a água esteja clara, deixando de molho por 10 minutos a cada repetição. No fim, retire a lã da bacia e torça a água suavemente. Depois é só deixar secar num varal em local quente e seco com fluxo de ar.

Lã na decoração

A lã é um material de alta durabilidade, resistência e elasticidade, perfeita para peças de roupa, mas também que servem muito bem como parte da decoração. Os itens mais usados para a casa que são feitos de lã são as colchas e mantas. Pelo mesmo princípio que usado na fabricação de roupas, a lã é um ótimo isolante e é resistente ao fogo, características que aliadas à sua elasticidade e durabilidade, fazem com que cobertores feitos de lã sejam o melhor amigo durante o inverno, além de ficarem um charme na decoração da sala e do quarto. Os itens de lã se integram muito bem com vários tipos de estilo, seja rústico, romântico, cottage ou shabby chic, sendo perfeitos para decorar e deixar o seu cômodo mais confortável.

Próximas campanhas