La Chaise

La Chaise

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraLa Chaise

Desenvolvida em 1948, a La Chaise é uma das obras primas assinadas pelo casal americano Charles e Ray Eames. Moderna e confortável, a cadeira foi feita para entrar em um concurso do MoMA, Museu de Arte Moderna de Nova Iorque, intitulado ‘’ Design de Mobiliário de Baixo Custo’’.  Apesar de não ter saído ganhadora, a forma elegante da La Chaise fez com que ela fosse uma das peças mais notáveis, aparecendo no catálogo e na exposição do MoMA.

A La Chaise possui um design tão arrojado, que se torna a atração principal de todas as casas em que está presente. O Westwing conta a história desse ícone do mobiliário. Saiba sobre as inspirações que o casal Eames teve para criar a peça e veja suas características. Aprenda a usar a cadeira na sua casa e combiná-la com diversos tipos de decoração.

A Criação da La Chaise

A prioridade dada à produção bélica no final da Segunda Guerra Mundial fez o país entrar em crise de produção. Por isso, o Museu de Arte Moderna de Nova Iorque criou um concurso chamado ‘’ Design de Mobiliário de Baixo Custo’’, no qual o casal Charles e Ray Eames resolveram se inscrever com a sua La Chaise.

Existem diversas teorias sobre o formato dessa peça. Alguns dizem que ela é feita a partir da imagem de perfil de um pássaro. Outros comparam o produto com uma pintura surrealista de Dalí. Porém, para a criação da La Chaise, o casal se inspirou em uma escultura de Gaston Lachaise de 1927, denominada ‘’ Nu Reclinado’’. O artista acabou homenageado pelos Eames, que deram seu nome a sua criação.

A La Chaise acabou não vencendo o concurso, segundo os jurados, por ser ‘’muito específica’’. Porém, seu design chamou a atenção dos curadores do MOMA, quem mantém a cadeira em seu acervo. Em 1990 a La Chaise entrou oficialmente em linha de produção, se tornando uma das obras mais conhecidas de Charles Eames.

La Chaise na Decoração

A base da La Chaise é feita em madeira natural envernizada ou escurecida, com hastes de aço para sustentação. O assento é fabricado em Fiberglass, um vidro muito fino. Ela está disponível em diversas cores, como branco, preto, azul, amarelo, vermelho, rosa, entre outras.

Suas curvas e seu design fazem com que ela seja a protagonista de qualquer cômodo. Ela pode ser usada em salas, escritórios, varandas e quartos. A La Chaise combina com ambientes retrô, clássicos, contemporâneos ou modernos. Para espaços ecléticos, experimente combiná-la com uma manta de crochê colorida ou uma almofada estampada.

A La Chaise é como uma obra de arte na sua casa. Todos os olhos se voltam para ela. Aproveite desse artifício e tenha uma casa digna de museu.

Próximas campanhas