Kokeshi

Kokeshi

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraKokeshi

Você conhece a origem e o significado da kokeshi doll? Não é preciso ser um conhecedor avançado da cultura oriental para se encantar com a beleza delicada e incomparável das lindas bonecas artesanais tradicionais do Japão. Atualmente comercializadas como souvenirs, as kokeshi são um tesouro histórico cuja essência e beleza vêm encantando gerações a fio desde tempos remotos. Que tal desvendar o mistério que envolve a produção e utilizaçãos destas bonecas?

Acredita-se que a fabricação de bonecas kokeshi tenha se iniciado por volta do século XVI, na região de Tohoku, norte do Japão. Com o passar do tempo, a fabricação da kokeshi doll ganhou popularidade tornando-se quase um dos símbolos do Japão. Mas há muito mais por trás destes pequenos brinquedos. O Westwing te conta mais sobre a origem da kokeshi e traz muitas dicas para você utilizar essas bonecas na decoração. Confira!  

Kokeshi: lenda e origem

As bonecas kokeshi ou kokeshi dolls são produzidas a partir do trabalho artesanal com a madeira. Artesãos do norte do Japão, estimulados pelo alto número de visitantes que iam desfrutar dos famosos onsens locais (águas termais), passaram a usar suas habilidades manuais para a construção destes objetos.

O uso e confecção dessas bonecas também tem profundo significado espiritual. Para muitos, a kokeshi doll traz sorte e proteção para as crianças. Por isso, é comum que seja dada como presente ou utilizada para enfeitar as casas das mães em busca de bons presságios para seus filhos. De acordo com a lenda, esse tipo de boneca também ajuda a espantar maus espíritos e prevenir acidentes causados pelo fogo. É comum que uma pequena mensagem seja colocada no corpo cilíndrico destas bonecas quando trocadas como presente entre amigos e familiares.

Kokeshi: estilos

As bonecas kokeshi podem ser do tipo tradicional (Dento) ou criativa (Shingata). A principal diferença entre um estilo e outro é a forma de confecção. As bonecas tradicionais são produzidas em apenas seis regiões de Tohoku e se distinguem pelo design formado por uma cabeça de madeira redonda unida a um corpo cilíndrico sem braços ou pernas. A pintura dos kimonos das bonecas tradicionais é uma técnica passada de geração a geração e concentra características típicas de cada região. Os modelos tradicionais são confeccionados em vermelho, preto e amarelo e finalizados com uma camada de cera e a assinatura do artesão.

Após a Segunda Guerra Mundial, alguns artistas iniciaram a criação de bonecas kokeshi criativas. Os exemplares nesse estilo passaram a incluir cabelos, braços, kimonos diferentes e variações de estilo de acordo com o desejo do artista.

Kokeshi doll na decoração

Que tal trazer todo o simbolismo e tradição das bonecas kokeshi para a ornamentação da casa? Essas bonecas tradicionais japonesas são um excelente complemento para ambientes baseados em estilo eclético, boho e, claro, oriental. Podem ser utilizadas nas mesas de canto e de centro ou prateleiras.
O elemento também ajuda a dar um toque diferente e cosmopolita à decoração do quarto infantil. Devido ao seu simbolismo, ela pode ser uma excelente opção de presente diferenciado para um enxoval de bebê.

Próximas campanhas