Kenzo Tange

Kenzo Tange

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraKenzo Tange

Kenzo Tange é considerado um dos mais aclamados arquitetos japoneses.  O seu talento múltiplo o levou a atuar em diversas áreas, sempre tendo a arquitetura como foco. Professor, escritor, arquiteto e urbanista, a magnitude profissional de Tange extrapola a sua obra e é também fruto de sua profunda influência sobre os jovens profissionais da contemporaneidade. A importância de Kenzo Tange para a arquitetura moderna dentro e fora do Japão rendeu-lhe um Prêmio Pritzker de Arquitetura, conquistado em 1987.

Kenzo Tange nasceu em 1913 em Osaka e foi criado no vilarejo de Imabari, Ilha de Shikoku, Japão. Tornar-se um arquiteto mundialmente reconhecido parecia um sonho distante das suas possibilidades como menino de origem modesta. O chamado que despertou o seu talento nato ocorreu através da apreciação da obra de Le Corbusier. O estilo modernista ocidental aguçou sua imaginação levando-o a iniciar sua vida acadêmica como estudante de arquitetura em Tóquio em 1935. Conheça mais sobre a biografia, estilo e obra de Kenzo Tange com o Westwing!

A Biografia de Kenzo Tange

Kenzo Tange viveu seus anos inciais na China. Sua família decidiu regressar ao Japão ainda durante sua infância. Foi já no Japão e ainda durante o seu período escolar que Kenzo Tange conheceu o trabalho do modernista suíço Le Corbusier, seu interesse pela arquitetura ficou evidente. Decidido a estabelecer carreira nessa área, Kenzo Tange mudou-se para a capital japonesa e graduou-se em arquitetura pela Universidade Imperial de Tóquio. Já formado, conquistou sua experiência inicial trabalhando como arquiteto no renomado escritório de arquitetura de Kunio Maekawa. Durante a eclosão da Segunda Guerra Mundial, Kenzo Tange resolveu retomar sua carreira acadêmica regressando como estudante de pós-graduação à mesma universidade onde obteve seu título. Tornou-se professor assistente da Universidade de Tóquio em 1946 onde atuou até a metade dos anos 1970, já como professor emérito.

Kenzo Tange: Estilo e Obra

A complexidade do estilo tradicional japonês e  modernismo ocidental se encontram na obra de Kenzo Tange conferindo-lhe um traço pioneiro e incomparável. Responsável por projetos icônicos espalhados pelos cinco continentes do planeta, o interesse e dedicação de Tange ao urbanismo levou-o a uma atuação prolífera na reconstrução do Japão Pós Guerra.

O trabalho de Kenzo Tange começou a despertar a atenção do mundo em 1949, quando saiu vencedor do concurso para a construção do Memorial da Paz de Hiroshima. A partir daí, passou a atuar em projetos emblemáticos dentro e fora do Japão. Kenzo Tange também foi responsável pela construção do prédio da Prefeitura de Kagawa (1958), Ginásio e Piscinas da Arena Olímpica de Tóquio (1964) e prédio da Suprema Corte do Paquistão (1965). Durante o final da sua carreira, Tange expandiu seu portfólio liderando obras importantes em diversas partes do mundo. Entre elas, o prédio da American Medical Association, em Illiniois, Estados Unidos, a Universidade de Ciência e Tecnologia da Jordânia e a Universidade do Bahrain.

A genialidade da obra de Tange rendeu-lhe inúmeros prêmios conquistados tanto no Japão quanto no exterior. O arquiteto faleceu em março de 2005 e seu funeral foi realizado em uma de suas obras, a Catedral de Tóquio.

Inspire-se para construir ou reformar a casa dos seus sonhos. Continue navegando pelo Westwing para conhecer as principais tendências e personalidades do universo casa e decoração!

 

 

 

 

 

 

 

 

Próximas campanhas