Karl Lagerfeld e colar Chanel

Karl Lagerfeld e o Reinado do Kaiser pela Decoração

Nascido em 1938 em Hamburgo, na Alemanha, Karl Lagerfeld se destacou como um dos estilistas mais renomados do mundo ao assumir a direção criativa de marcas como Jean Patou, Chloe, Fendi e Chanel, as duas últimas ainda sendo dirigidas pelo estilista. Conhecido com o Kaiser da moda e conhecido por seu trabalho de fotografia, Karl possui estilo mutável, para se adaptar ao comando de duas marcas com perfis diferentes, fato que influência suas criações de decoração. Lagerfeld assinou o décor de diversos hotéis pelo mundo, além de criar uma linha de artigos em vidro.

Confira nesta página do Westwing mais sobre a história do estilista Karl Lagerfeld, seu estilo explicado como “camaleão da moda” e suas aventuranças pelo mundo da casa e decoração. Atrevido, mas com muita classe, inspire-se no estilo de Karl Lagerfeld para decorar os cômodos de sua casa ao melhor estilo do Kaiser.

Karl Lagerfeld: o Kaiser

Nascido em 1938, na cidade de Hamburgo, na Alemanha, Karl Lagerfeld mudou-se aos 14 anos para Paris, onde mora até hoje e se apaixonou por moda e história da arte. Iniciando seu trabalho como estilista de renome mundial, Karl Lagerfeld se tornou designer-chefe da marca Jean Patou entre os anos 1963 e 1978, retornando a grife francesa entre 1992 e 1997. Enquanto se dedicava à Jean Patou, Lagerfeld, com muita energia criativa, decidiu dividir seu trabalho em várias grifes ao mesmo tempo. Sendo assim, Karl começou a fazer parte da Fendi e da Chloe, ambas em 1963, continuando como um dos diretores criativos da Fendi até hoje. Ambas as marcas continuam, até hoje, tendo grande sucesso no cenário da moda mundial e Karl Lagerfeld continua como designer chefe da Fendi.

Apesar do histórico inspirador passando por várias marcas de renome mundial, Karl Lagerfeld se destacou mesmo na grife francesa, Chanel, onde começou como diretor criativo em 1983 e pela qual continua dedicando suas criações até hoje. Karl foi responsável por dar continuidade ao importante legado de Coco Chanel, tornando a marca uma das mais importantes no cenário mundial.

Além de estilista, Karl Lagerfeld, também conhecido como o “Kaiser” da moda, faz trabalhos de fotografia, ganhando renome nesse meio. A partir de seus trabalhos com fotografia, foi possível a criação de um livro e uma exposição que rodou o mundo, inclusivo chegando ao Brasil, chamada de The Little Black Jacket. Neste trabalho, Karl Lagerfeld reuniu várias fotografias, no geral em preto e branco, de pessoas famosas como modelos e atrizes ao lado de conhecido, omo a sua vizinha de longa data, todas usando suas versões do icônico casaquinho de tweede, uma das peças de maior sucesso da Chanel.

Karl Lagerfeld

Karl Lagerfeld: o Estilo

Com estilo atrevido, mas ao mesmo tempo refinado, Karl se adaptou com perfeição ao DNA da Chanel, recriando a fama e a força da Maison mais importante do século XX. Karl Lagerfeld conseguiu seguir a personalidade forte de Gabrielle “Coco” Chanel, retomando as características pelas quais a estilista mais importante do século passado prezava. Assim como Coco, Karl ficou marcado por gostar de enobrecer materiais simples, chocando a sociedade ao inverter a lógica da estética do seu tempo. Seguindo o padrão Chanel, o estilo de Karl Lagerfeld se baseia no minimalismo eclético através das cores branca e preta. Considerado um camaleão da moda, o próprio artista explica seu estilo: “quando eu faço Fendi, eu sou outro, quando faço Chanel, sou Karl Lagerfeld ou KL. É como ser quatro pessoas em umas. Talvez eu não tenha personalidade, ou talvez tenha mais de uma”.

Decoração por Karl Lagerfeld

Envolvido em tantos projetos relacionados à moda e fotografia, nada mais esperado do que a presença de Karl Lagerfeld aventurando-se pelo mundo da decoração. São muitas contribuições do Kaiser no universo de casa e decoração, sendo muitos deles projetos de décor assinados para diversos hotéis pelo mundo pelo renomado estilista. Entre suas assinaturas estão o Hotel Crillon em Paris, Sofitel So Singapure, além de projetar um hotel inteiro no Lisboa Palace, em Macau.

Saindo do ramo hoteleiro, Karl Lagerfeld também é o responsável por trás de uma coleção de copos de vidro criados em conjunto a uma marca Suéca. Com a coleção produzida em edição limitada, seus artigos em vidro incluíam taças e vasos quem lindos detalhes de esferas. Voltando para a sua zona de conforto que é a fotografia, Karl Lagerfeld foi convidado pro uma marca de móveis italiana para fotografas peças de artistas como Le Corbusier, Franco Albini e Gio Ponti.

Decoração com Inspiração em Karl Lagerfeld

Tendências 2016: Verão e Inverno

Para a primavera-verão do ano de 2016, Karl Lagerfeld apresentou uma coleção Chanel repleta de referências street, roupas com visual minimamente despojado e refinado ao mesmo tempo. Malas, bonés, papetes e óculos fazem parte dos acessórios desenhados pelo estilista para a renomada marca.

As tendências da Chanel para os dias frios contam com clássicos tailleurs de tweed ou com acabamento matelassê, além de casacos em versões máxi e mini, todos bem estruturados. Vestidos longos e curtos cheios de detalhes como plumas, tules, rendas e babados também estão na lista de criações e sugestões do estilista para os dias frios do ano.

Ainda em 2016: Karl Lagerfeld Estreia sua Marca nos EUA

Outro anúncio feito pelo estilista para 2016 é a abertura de uma nova empresa sua em conjunto com o grupo norte-americano G-III Apparel (Calvin Klein e Tommy Hilfiger). A joint-venture terá como objetivo distribuir a marca francesa pelo mercado norte-americano a partir da primavera deste mesmo ano.

De acordo com informações divulgadas em comunicado oficial, a G-III Apparel terá uma licença de cinco anos com possibilidade de renovação para vender as coleções de Karl Lagerfeld nos Estados Unidos e Canadá, exceto perfumes, cosméticos, óculos, relógios e joias.

Inspire-se pelo multifacetado estilista com estilo clássico e atrevido para decorar sua casa.

Estas ofertas começam hoje

Próximas campanhas