Karim Rashid

Karim Rashid

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraKarim Rashid

Karim Rashid é um famoso designer egípcio nascido no Cairo, em 1960, mas foi criado no Canadá e formou-se em design industrial. Depois, deu continuidade aos seus estudos na Itália. O estilo de suas artes é marcado por muitas cores, curvas e peças bem humoradas, divertidas e presentes em tudo o que é possível imaginar: construções, móveis, celulares, eletrodomésticos, roupas, além de trabalhos para marcas como Prada, Yahoo, Armani, Esdra Toshiba e Black & Decker.

Para Karim Rashid o design é uma crítica cultural e transparece a transformação da sociedade. Ele usa o plástico como peça principal de suas obras por considerá-la versátil ao oferecer muitas oportunidades na maneira de se trabalhar. Assim, o plástico vira uma marca do seu trabalho. Karim Rashid é um designer muito importante da atualidade e criou um conceito que chamou de “designocracia”, no qual prega que belos objetos devem estar ao alcance de todos.

Karim Rashid e Suas Grandes Obras

Obras de Karim Rashid estão espalhada por todos os lugares.E ele criou objetos, móveis, luminárias, carros, obras de arquitetura, roupas, bolsas, sapatos, interiores. E algumas delas citaremos aqui.
Lixeira Garbino: Peça atraente e cheia de curvas desenvolvida para a marca Umbra porque achava que faltava graça e leveza neste tipo de nicho. Seu nome é uma combinação da palavra lixo – garbage – e o nome da atriz Greta Garbo. A peça é um best-seller e está presente no acervo do MoMA – Museum of Modern Art – desde 1996.

Vaso Ego: Feita para a empresa MGlass, a ideia era valorizar o poder do indivíduo na economia de mercado. A peça pode ser vista de qualquer ângulo e ainda sim, você observará dois rostos olhando para lados opostos.

Melissa: Karim Rashid assinou uma coleção da marca e dizia que dividia o sonho com a Melissa por partilharem suas opiniões referente aos diversos usos do plástico. Ele afirma que é um material maleável, aconchegante, confortável, flexível, moldável e que sempre sonhou com um mundo de plástico onde tudo seria aconchegante, suave, arredondado e colorido.

Karim Rashid: Sua Importância no Design Contemporâneo

Só para ter uma ideia do tamanho de suas concepções, Karim Rashid tem mais de 3.000 projetos em produção, mais de 300 prêmios como o Best Retail Store e ID Magazine’s Annual Design Review, em 2003, além de ter presença de suas criações em mais de 35 países. Isto tudo em diferentes áreas como móveis, peças de decoração, iluminação, moda e tecnologia.

Karim Rashid impressiona não só pela quantidade das coisas que cria, mas também pela sua alta capacidade de fazer peças sempre modernas, atuais . Você pode se deparar com objetos criados por ele há 20 anos, que ainda assim elas parecerão futuristas.

Um homem cheio de personalidade, Karim Rashid gosta de se vestir de maneira considerada incomum, sempre sendo visto com peças brancas e rosas, mas não é isso que importa, na verdade. Segundo ele o design é definido pela procura da beleza e o papel do designer é melhorar as nossas vidas, tanto poética, estética, sensorial e emocionalmente.

Uma mistura de cores vibrantes, formas e linhas fluidas fazem parte do trabalho de Karim Rashid. Parte das suas criações podem ser de cores planas, uma a duas por peça e outra tem como marca linhas dinâmicas, coloridas e com grande contraste e até mesmo pequenos símbolos.

Sem dúvida você já deve ter cruzado com alguma obra de Karim Rashid, seja em algum lugar público ou loja de móveis, mas o impacto de um espaço criado por ele é grande. Seu design é tão suave, estimulando constantemente os sentidos, que é capaz até de nos fazer esquecer os problemas.

Próximas campanhas