Junco

Junco

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraJunco

O Junco surgiu em terras brasileiras, extraído de uma planta chamada Juncus effesus. A fibra dessa planta é usada como matéria-prima para construção de objetos decorativos devido, principalmente, à sua cor escura, resistência e flexibilidade. A construção dos móveis e acessórios em jnco acontecem da seguinte forma: O caule da planta é cozido junto a produtos químicos, originando os fios que são queimados, deixando-os lisos. Mais tarde estes fios são entrelaçados em máquinas, resultando no móvel pronto.

Os artigos decorados em junco são tendência em todo o Brasil. Sua maior característica é o seu estilo, que mistura um design contemporâneo e clássico, podendo se adaptar muito bem a diversos ambientes. O Westwing procura sempre te mostrar o melhor em tendências de decoração e, por isso, gostaríamos de mostrar a você algumas dicas de como usar este material para decorar a sua casa da melhor forma possível.

Móveis de Junco

O junco é uma planta que cresce próximo de árvores. Para ser transformada e incorporada aos artigos de decoração e movelaria o processo de fabricação passa por algumas etapas: os caules são escaldados, com a utilização de alguns produtos químicos que vão auxiliar na durabilidade. Para que a fibra fique com aspecto liso e possa ser trançada os fios e pelos são queimados. Depois destes procedimentos a planta já tornou-se a fibra que será utilizada para fazer os móveis de junco.

As principais características e benefícios que podem ser destacados são a flexibilidade e a resistência. Com os cuidados adequados os móveis de junco, de fibras naturais ou sintéticas, podem durar até 30 anos! No início as cores e tonalidades das fibras naturais podem apresentar uma leve variação, mas com o tempo tendem a se uniformizar ao serem expostas em um mesmo ambiente. Outra grande vantagem é que por não ser porosa a fibra é a única natural resistente à ação dos cupins.

Junco

Decoração Sustentável

Os móveis de junco são perfeitos para quem procura uma decoração leve e aconchegante. Por lembrarem a natureza ficam bem em ambientes com outros elementos verdes, azuis, objetos que lembrem o céu e o mar. Além disso a utilização das fibras naturais fazem que os móveis de junco sejam ecologicamente corretos. As plantas utilizadas na confecção dessas peças são consideradas parasitas no meio-ambiente, o crescimento demasiado impede o bom desenvolvimento de árvores, por isso, sua retirada contribui para a natureza.

Junco na Decoração

É evidente que o uso do junco é mais comum na produção de móveis. Porém, decorar a sua casa com acessórios feitos neste tipo de material é uma ótima ideia. Artigos como cestos e vasos podem enfeitar a sua casa, pois são objetos que trazem uma imagem simples – no melhor sentido da palavra –  de uma maneira sofisticada e natural, dando referência a essa mescla entre o contemporâneo e o clássico.

Os acessórios feitos em junco possuem inúmeras características, podendo aguçar a sua criatividade até o mais alto patamar na hora de decorar a sua casa. Esta foi apenas uma prévia do que este material pode fazer. Se quiser se inspirar ainda mais, navegue no site do Westwing e tenha acesso a diversas ideias para decorar a sua casa da melhor maneira possível.

Móveis de Junco

Cuidados Específicos

Para que seus móveis de junco possam durar o máximo possível eles precisam de alguns cuidados específicos:

  • Se forem usados em áreas externas descobertas a escolha deve ser pelos móveis de junco feitos com as fibras sintéticas.
  • Caso a área seja externa, mas coberta, os de fibra natural podem ser a utilizados, desde que não peguem diretamente chuva e sol.
  • Para jogos estofados o ideal é compor com almofadas de tecido impermeável, assim a limpeza fica facilitada para todas as peças.
  • A limpeza dos móveis de junco deve ser feita com pano macio umedecido com água e sabão neutro, sem uso de álcool, detergentes de limpeza pesada ou esponjas de aço.

Observando esses detalhes para manutenção e limpeza seus móveis de junco estarão sempre bem conservados.

Não tenha receio de ousar na decoração de um espaço onde for colocar os móveis de junco, eles combinam com os mais variados tipos de elementos, tudo depende da proposta que quer dar ao ambiente. Utilize objetos de metal, tecidos nobres, velas e pontos de cor. O Westwing está sempre em busca de sugestões para que sua casa se torne um cenário de revista! Acompanhe nossas dicas e encontre o que melhor traduz sua personalidade.

Próximas campanhas