Jogo de Baixelas

Jogo de Baixelas

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraJogo de Baixelas

Para deixar sua de mesa de jantar bem apresentável e sofisticada durante as refeições, nada melhor do que investir em peças de apoio para seus alimentos que enriqueçam o ambiente. O jogo de baixelas é uma ótima opção para isso, independente do número de pessoas em sua mesa ou festa. O jogo de baixelas é um item que não pode faltar na lista de casamento de nenhuma noiva, pois é elegante e pode ser utilizado em qualquer ocasião.

O jogo de baixelas é um conjunto de travessas, que podem ser de vários tamanhos, utilizadas para servir os alimentos à mesa. Elas sozinhas já deixam o espaço mais sofisticado e lindo, além de serem extremamente funcionais. Confira no Westwing as principais dicas para ter uma mesa de jantar atraente, aconchegante e cheia de sofisticação independente da ocasião ou do evento. Confira nosso site diariamente para aproveitar o melhor da decoração pra sua casa!

Vantagens da Baixela

A baixela de porcelana é um excelente aliado para servir almoços e jantares. Com várias peças para armazenar arroz, feijão, caldos, carnes, saladas é perfeito para ser levado à mesa, deixando todos os alimentos organizados e dispostos na mesa de maneira organizada e bonita.

Alguns aparelho de jantar já vêm acompanhados de um jogo de baixelas, o que pode ser muito mais prático na hora de compor a decoração com este tipo de utensílio doméstico.

A baixela de porcelana deve ser levada à mesa com peças que combinem com ela para deixar a combinação muito mais bonita. Então, vale a pena apostar em pratos de porcelana na mesma cor da baixela para que, ao servir, a mesa fique visualmente bonita e agradável, com tudo bem organizado em seus lugares para uma refeição mais prazerosa.

Jogo de Baixelas

Tipos de Travessas

O jogo de baixelas pode ser encontrado principalmente em modelos contendo 8 ou 10 peças, porém ele pode ter até 16 variantes de travessas. Escolha o modelo de jogo de baixelas que melhor se encaixa nas necessidades de sua família, ou seja, tanto na quantidade de comida servida, como no tipo que é mais consumido.

O jogo de baixelas pode conter travessas de vários tipos e formatos, sendo que geralmente podem ser divididas em:

  • Travessas arredondadas e fundas para servir arroz ou feijão.
  • Modelos de baixela oval servem carnes vermelha e de frango.
  • Travessas ovais, estreitas e compridas servem peixes.
  • Baixelas ovais não muito fundas são utilizadas para servir legumes e guarnições.
  • Travessas retangulares e fundas servem macarrão e outros pratos com molho.
  • Sopeiras e molheiras servem caldos, molhos e consomes.

Além destes artigos básicos, o jogo de baixelas pode conter suporte para refratário, fruteira, prato para bolo, saladeira, prato para petisco, cesta para pão, jogo de molho e jogo de sopa.

Na compra de um jogo de baixelas, é comum algumas travessas virem com tampa, além de pegadores de macarrão e salada, colher para arroz, conchas, entre outros.

Baixela de Porcelana

As travessas arredondadas e fundas da baixela de porcelana devem acomodar feijão e arroz. Em mesas maiores, quando as baixelas normalmente andam de mão em mão, evite exagerar nas quantidades, usando sempre 80% da capacidade. Assim, você evita que as comidas caiam durante as refeições.

Nas travessas ovais, use para colocar carnes, seja em grandes porções ou em bife. Vale aqui a mesma dica anterior, não exagere na quantidade para evitar acidentes. Na sua baixela de porcelana as travessas ovais, estreitas e compridas são usadas para peixes, grelhados, fritos ou assados. Já as travessas ovais e menos fundas servem para colocar legumes e guarnições, como batatas fritas.

Use as travessas retangulares e fundas da baixela de porcelana para colocar macarrão e pratos com molhos e as sopeiras, claro, recebem os caldos. Alguns conjuntos de baixela de porcelana trazem ainda pegadores e suportes para guardanapos. No caso de pegadores, a única indicação é não reutilizar pegadores em baixelas diferentes, na hora da refeição, porque isso não deixa um aspecto bonito e não é nada disso que queremos na hora de pôr a mesa.

Cuidados com o Jogo de Baixelas

O jogo de baixelas mais popular, atualmente, é o modelo em aço inox, tanto por sua beleza, quanto por sua durabilidade e preço. Outros modelos de conjunto de baixelas podem ser fabricados em prata e, até mesmo, cerâmica, porém, além de mais caros, não são tão práticos de conservar.

O jogo de baixelas em inox pode ser usado frequentemente sem apresentar desgastes no material se bem cuidado, o que não é nem um pouco difícil. No dia a dia, utilize um pano ou esponja macia para a limpeza com água e detergente neutro ou suave. Seque com um pano macio e limpo, passo muito importante para evitar o surgimento de manchas na superfície de seu jogo de baixelas.

Caso ainda surjam manchas resistentes, a dica é aplicar uma mistura de bicarbonato de sódio e álcool doméstico, deixar agir por um tempinho e enxaguar.

Invista em um belo modelo de jogo de baixelas para ter uma mesa de jantar sofisticada em qualquer ocasião!

Westwing: O Extraordinário Mundo da Sua Casa!

Próximas campanhas