João Filgueiras Lima

João Filgueiras Lima

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraJoão Filgueiras Lima

João Filgueiras Lima (1932 – 2014) é um dos maiores nomes da arquitetura brasileira. Conhecido como Lelé, ele iniciou sua carreira ao lado de Oscar Niemeyer na construção de Brasília, se consagrando como um dos grandes nomes de projetos modernistas, pois sempre esteve preocupado em integrar a paisagem com um contexto cultural. Dentre seus projetos mais famosos estão a rede de hospitais Sarah, Palácio Tomé de Sousa e diversas passarelas de Salvador.

Além disso, João Filgueiras Lima também ficou conhecido por trazer ao Brasil a pré-fabricação de elementos de construção. Suas obras carregam a argamassa armada e o aço como principais características. Mergulhe na história da arquitetura brasileira com o Westwing e conheça a história de João Filgueiras Lima. Veja porque ele é um dos mais importantes nomes da arquitetura brasileira, inspirando profissionais nacionais e internacionais e visite suas principais obras sem mesmo sair de casa.

Projetos Importantes de João Filgueiras Lima

O arquiteto João Filgueiras Lima possui um portifólio de inúmeros projetos idealizados pelo Brasil, principalmente fora do eixo Rio – São Paulo. Com a vontade de criar uma arquitetura humanizada, ele possui diversos centros médicos na sua coleção de projetos:

  • Hospital Regional de Taguatinga: João Filgueiras Lima fez esta obra a partir de um sistema pré-fabricado de concreto armado.
  • Instituto Central de Ciências: as colunas pré fabricadas também aparecem neste projeto de autoria de João Filgueiras Lima.
  • Rede Sarah Kubitschek: é a obra mais conhecida de João Filgueiras Lima. Dentre suas inovações, estão a presença de ambientes bem iluminados e ventilados.
  • Centro de Exposições do Centro Administrativo da Bahia: é um projeto muito interessante e que chama a atenção pela sua estrutura. Aqui, João Filgueiras Lima criou uma obra que fica inteiramente suspensa no ar.

João Filgueiras Lima: História

O famoso Lelé ficou conhecido pelo seu trabalho como arquiteto, urbanista e construtor. Sua história com Brasília começa em 1957, quando recebeu a tarefa de planejar e acompanhar a construção dos alojamentos de operários. Já em Brasília, João Filgueiras Lima começa a estudar sobre os componentes pré-fabricados e, com este projeto, o arquiteto começa a criar uma linguagem própria na construção.

Com a ideia afixada em aprimorar os pré-moldados, começa a trabalhar com a argamassa armada, também conhecida como ferro cimento. Assim, conseguiu otimizar o transporte e o trabalho nos canteiros das obras. Neste momento, João Filgueiras Lima inicia o projeto de construir a rede de hospitais Sarah Kubitschek, em Brasília, para o tratamento de doenças do aparelho motor. Esta construção visa a qualidade do sistema de ventilação e iluminação – fatores que auxiliam no processo de cura dos pacientes.

Entre os anos de 1985 e 1989, João Filgueiras Lima colocou em funcionamento a Fábrica de Equipamentos Comunitários (FAEC), atuando em diversos bairros de Salvador com bancos, contenções de jardins, passarelas e até mesmo construção de creches e escolas. Uma curiosidade sobre a FAEC de João Filgueiras Lima é que esta tecnologia possibilitou a construção de mais de 40 escolas e a contribuição com o projeto de revitalização do Centro Histórico de Salvador, que foi comandado pelo também importante arquiteto Lina Bo Bardi.

Próximas campanhas