Jardinagem

Jardinagem

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraJardinagem

Só quem pode contar com as graciosas flores dentro e fora de casa entende o quanto é prazeroso e, inclusive, benéfico o contato com elas. Plantas nos trazem paz, equilibram os espaços, embelezam sutilmente, são perfeitas alternativas ornamentais e ainda perfumam. Mas para poder desfrutar de todos estes privilégios e trazer a natureza para próximo de nós, um correto projeto paisagístico e, principalmente, uma boa jardinagem são fundamentais. Você pensa em tê-los? Sabe como planejá-los?

Assim como afirma sua definição literal, jardinagem é uma arte voltada ao cultivo e manutenção de um jardim. Seja feita por um profissional ou pelo próprio morador, seu objetivo está em embelezar e podar flores por meio de determinados métodos e equipamentos. Assim, evita-se o crescimento de ervas daninhas, facilitando o desenvolvimento de espécies saudáveis. Abaixo, o Westwing te ajuda a entender os passos da jardinagem. Confira e tenha um cantinho verde de dar inveja!

Acessórios para Jardinagem Indispensáveis

Não é de hoje que especialistas garantem que a aproximação com a natureza é vantajosa não só à saúde física, como também auxilia o bem-estar mental e emocional. Neste contexto, vale ressaltar que a teoria não se refere apenas para quando se dispõe de um jardim ou área externa com espaço suficiente para descansar e receber amigos. A regra também existe para quando lidamos diretamente com a jardinagem do local.

Mexer com a terra, sentir o cheiro e textura das flores, regar e nutrir as plantas com as substâncias certas e, principalmente, acompanhar o crescimento das espécies. Isso tudo nos traz inúmeros benefícios, que só são possíveis quando dispomos de algumas horas para se dedicar à jardinagem do lar, mesmo que ela exista de forma discreta e em local reduzido.

Porém, apenas entrar em contato com a natureza não basta para manter a atividade em dia. Sem as ferramentas para jardinagem adequadas, nada pode ser feito para a conquista de um belo e adequado paisagismo. Dentre os acessórios mais utilitários e funcionais, estão o regador, mangueira de jardim, pulverizador, cerca, luva, pedras e o essencial kit de jardinagem. Em geral, ele é composto por pá, tesoura de poda, enxadinha, garfo e ancinho.

Dicas de Cultivo e Decoração

O ato de cuidar da sua jardinagem, cultivar novas espécies e garantir uma manutenção em dia nem sempre é tarefa fácil. Contudo, se você seguir alguns passos simples e importantes, o trabalho ficará bem mais prático e, de quebra, prazeroso! A primeira dica para ter flores saudáveis é avaliar quais plantas para jardim têm crescimento adequado ao espaço onde serão plantadas e se o clima do local é o mais indicado ao seu tipo.

Para que a jardinagem dê certo, também é fundamental uma boa preparação da terra, que inclui revirá-la e mexê-la bastante para a entrada de ar, além de adubação correta. Sobre esta última, o ideal é que seja feita uma mistura com metade de terra e metade dos chamados adubos orgânicos e húmus, o que assegurará uma rica jardinagem.

Se você pensa em praticar a jardinagem para se aproximar da natureza, mas também aliar as formas e cores das espécies para garantir beleza e decorar, uma ótima sugestão é apostar em plantas ornamentais. Elas apresentam tonalidades vivas, formatos interessantes e texturas únicas, perfeitos para um jardim exclusivo.

E então, pronto para se transformar em um legítimo jardineiro?!

Próximas campanhas