Jardim Zen

Jardim Zen

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraJardim Zen

Uma área externa perfeita para relaxar, recarregar as energias do corpo e da mente. Esses são os propósitos do jardim zen ou jardim japonês, como também é conhecido entre os apaixonados por paisagismo e decoração de exteriores. Para ter um espaço do tipo não é critério contar com muito espaço disponível. Mesmo em locais mais reduzidos é possível conquistar o tão sonhado jardim zen com direito até a uma linda, tranquilizadora e compacta fonte.

A montagem de um espaço do tipo pode ser realizada tanto na decoração do lar, para incentivar os moradores a se desprenderem um pouco da correria do dia a dia, quanto em locais corporativos, para amenizar a carga obtida no trabalho. Confira as dicas do Westwing para te ajudar na criação, montagem e conclusão do seu jardim zen. Aqui falamos sobre as peças-chave e muito mais. Confira!

Jardim Zen: o que é

O jardim zen ou jardim japonês, como também é chamado, é um ambiente externo que preza pelo descanso do corpo e da mente. Para isso, ele deve conter peças-chave como areia, algumas pedras, retângulo de madeira e ancinho.

Enquanto o retângulo representa o mundo, as pedras desempenham o papel de permanência e mutualidade na vida. O ancinho serve para fazer círculos e ondas na areia, desenhos que para quem tem um jardim zen fazem o papel do movimento da água e podem ser comparados à fluidez dos acontecimentos da vida. Fora isso, tem a função de transmitir calmaria, tranquilidade e repouso.

Tenha o seu próprio Jardim Zen

Mesmo que o seu espaço seja mais compacto há como criar uma área externa perfeita para receber os acessórios, peças e artigos ideais de um jardim zen. Para isso, você precisa apenas reservar o ambiente onde pretende criar o local de descanso, completar com os itens ideais e pronto!

Criação do Jardim Zen

Para criar o seu jardim zen, além dos itens necessários, você precisará de um pouco de disposição e iluminação na medida certa. Quer saber o passo a passo exato para formar o ambiente na sua composição? Veja o passo a passo abaixo:

Recapitulação do que você precisará para dar vida ao jardim zen:

  • Areia
  • Ancinho
  • Gravilha, rochas, pedras e outros elementos decorativos
  • Iluminação

Passo a passo do Jardim Zen

Com a escolha do espaço onde será o seu jardim, despeje a areia no chão. A gravilha pode ser misturada para dar maior consistência à superfície do espaço.

Em seguida, comece a espalhar as pedras. O mais indicado é deixá-las pelos lados e não no centro do local. Acredita-se que uma quantidade ímpar de pedras pode aumentar a sorte na vida, por isso, procure investir em um número assim.

Após isso, use o ancinho para desenhar na areia alguns moldes, círculos e linhas que trazem significados variados. No caso de um desenho comprido e curvado, a representação é de águas agitadas, já as linhas retas simbolizam águas calmas.

Uma fonte para o seu jardim zen

Investir em uma fonte no jardim zen é mais uma alternativa de ressaltar o poder do espaço com características ligadas à tranquilidade. Se houver espaço na sua composição, você pode optar por um modelo maior, que se destaque e preencha uma boa parte do local. Caso contrário, há pelo mercado de casa, decoração e jardinagem fontes reduzidas e que podem ser carregadas facilmente. Pense nisso!

Próximas campanhas