Jantar Japonês

Jantar Japonês

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraJantar Japonês

Que tal quebrar a rotina com um jantar japonês? Tornar o dia a dia mais inspirador pode ser simples. Com um pouco de criatividade e planejamento é possível inovar, experimentar algo novo e viver momentos especiais sem sair de casa. A culinária oriental nunca esteve tão acessível. O uso dos utensílios certos e de alguns ingredientes encontrados no dia a dia é todo o necessário para preparar uma refeição para lá de especial.

Preparar um jantar japonês pode parecer uma tarefa complicada. É comum que mesmo os amantes da culinária oriental sintam dúvidas em relação a como servir, que utensílios utilizar e como preparar pratos em casa. Pensando em te ajudar, o Westwing preparou um guia completo sobre jantares japoneses. Conheça os itens básicos do aparelho de jantar japonês, veja dicas para servir um jantar japonês romântico e preparar um jantar japonês em casa de maneira simples.

Aparelho de Jantar Japonês

Para aproveitar uma deliciosa comida japonesa não é necessário ir até um restaurante. O primeiro passo quando o assunto é a preparação de um jantar japonês tradicional, o design e organização dos utensílios de mesa é tão importante quanto o sabor e qualidade da comida em si. A forma, cor e textura dos recipientes, tigelas e acessórios de servir têm influência direta no sabor e na experiência de degustação dos pratos no jantar japonês. Nos jantares japoneses, cada objeto é colocado na mesa com um propósito e cada utensílio é destinado a servir um tipo de alimento.

O hashi ou hasioki é um item básico no jantar japonês. Trata-se do equivalente ao garfo e faca ocidental. Os dois palitos de madeira, plástico ou cerâmica são utilizados para levar o alimento até a boca.

Jantar Japonês

As tigelas são normalmente lisas e arredondadas. Elas são utilizadas para servir o gohan ou arroz, alimento presente em quase todas refeições. O shiru-wan é uma espécie de tigela com tampa utilizada para servir as sopas e caldos. Os grelhados são servidos em prato plano específico conhecido como Yakimono-zara. Alimentos crus ou sashimis também são servidos em recipiente especial, o chuzara ou kozara. Os pratos a base de vinagre ou sunomono são servidos em kobachi ou mini tigelas. Pratos principais como soba e udon são servidos em uma tigela grande chamada danburi-bachi. Já os ensopados e cozidos são normalmente servidos no nimono-wan, um recipiente arredondado de boca alargada.

Dicas para Preparar Jantar Japonês em Casa

Não é preciso adquirir um aparelho de jantar japonês tradicional completo se o objetivo é servir uma refeição especial ou um jantar japonês romântico em casa. Com algumas adaptações, é possível utilizar acessórios do dia a dia para montar a refeição especial. Confira nossas dicas:

  1. A regra básica está na organização e distribuição dos alimentos no jantar japonês. Cada prato deve ser servido em um recipiente separado. Deve-se evitar misturar no mesmo recipiente alimentos preparados a partir de diferentes métodos de cocção.
  2. Sirva o jantar japonês em pequenas porções. Não há problema em servir-se repetidamente de um prato, desde que sempre em quantidades reduzidas.
  3.  Invista em acessórios adequados para o preparo dos alimentos. Se a ideia é servir sushi, o ideal é investir em uma faca para sushi de qualidade para garantir o máximo do sabor da iguaria.
  4. Para incrementar a sensação de um jantar japonês autêntico, atente e siga as principais regras de etiqueta para as refeições. Mantenha a tigela para shoyu sempre até a metade e nunca cheia de líquido até a borda. Evite manusear ou brincar com os hashis enquanto estiver comendo. Nas pausas para conversa ou entre um alimento e outro, apoie o hashi em um suporte.
  5. Atente para a decoração da mesa. Uma mesa de canto pode se transformar numa mesa de jantar perfeita para um jantar japonês romântico. Substitua o s assentos por confortáveis almofadas e decore a mesa com flores de origami para dar um toque especial ao ambiente e servir um jantar japonês inesquecível.

Inspire-se em nossas dicas e surpreenda os convidados!

Westwing: O Extraordinário Mundo da Sua Casa!

Próximas campanhas