Isqueiro

Isqueiro

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraIsqueiro

Desde o princípio da raça humana a presença de fogo se fez de extrema importância, assim como a necessidade de controlá-lo. Por meio dele podemos nos aquecer, comer e iluminar nossos espaços, entre outras funções. Nós sem sua presença e seu calor não teríamos chegado onde chegamos. Por isso a invenção do isqueiro foi tão importante e ele é considerado até hoje uma dos maiores e melhores ferramentas já criadas.

O isqueiro é um dispositivo portátil usado para gerar fogo, consistindo em uma capsula de metal ou plástico que contem fluido ou gás pressurizado inflamável e de uma cabeça que produz a ignição para criar uma chama. Hoje em dia, mas do que itens utilitários, os isqueiros são peças de colecionador e podem ser encontrados em varias formas. Na Westwing você encontra todas as dicas para não passar aperto na hora de se divertir com os seus convidados em casa.

História

Os primeiros isqueiros foram criados seguindo o modelo de espingardas do século 19, que funcionavam com um sistema de fricção e uma mecha embebida em um combustível, semelhante a gasolina, porém eles só começaram a ganhar popularidade quando em 1903 foi inventado uma liga metálica comporta por ferro e cério, que ao ser friccionada produzia automaticamente faíscas.

Em 1950, o combustível foi utilizado se tornou o butano, pois ele permite maior controle da chama e tem muito menos cheiro do que a nafta, usada anteriormente. Hoje em dia, quase todos modelo de isqueiro utiliza butano, seja liquido ou em forma de gás pressurizado.

Isqueiro: Tipos e Funcionamento

O isqueiro pode apresentar principalmente dois tipos de funcionamento, que diz respeito diretamente à forma na qual o butano se encontra dentro de sua cápsula.

No isqueiro com fluido, assim que a parte superior do produto é aberta, o butano, extremamente volátil, começa a evaporar por uma pequena abertura, ao friccionar a roda de aço a liga metálica são produzidas faíscas, gerando a combustão. Para que cessar a chama é necessário fechar o isqueiro.

Nos modelos com gás pressurizado em estado liquido, o butano é liberado ao apertarmos uma válvula que abre seu câmara interna e esta geralmente acoplada à roda de fricção, produzindo faíscas e consequentemente a chama. Para cessa-la basta soltar a válvula.

Os isqueiros ainda podem ser classificados como recarregáveis (geralmente de metal) ou descartáveis (comumente de plástico).

Uso Moderno

Os isqueiro ganharam muito espaço graças a indústria cinematográfica, musical e de tabacaria. Hoje o uso deles é extremamente disseminado, sendo um item essencial de sobrevivência e frequentemente associado ao universo de diversão e jogos, indo muito além de sua utilização para acender charutos.

Em casa, o isqueiro pode ser usado para acender fogões, lareiras, velas, churrasqueiras e iluminar o caminho quando acontece uma queda de energia (e seu celular está sem bateria). Fora de casa, além de ser um item necessário em acampamentos e para praticantes de esportes de aventura, ele pode ser um facilitador de interações sociais em bares, festas, restaurantes ou, mesmo, na rua, sempre tem alguém pedindo um isqueiro emprestado. Por isso, facilite seu dia-a-dia com um bom isqueiro!

Próximas campanhas