Instalação Elétrica

Instalação Elétrica

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraInstalação Elétrica

Para manter uma casa segura e com todos os aparelhos funcionando corretamente, é fundamental mantermos a instalação elétrica em dia. Quando falamos em instalação elétrica, estamos tratando desde a transferência de uma energia elétrica oriunda de um gerador ou de uma usina hidrelétrica, até sua transformação para pontos de energia, como tomadas, interruptores e lâmpadas. Isso evita o desperdício de energia e mantém a casa com um bom funcionamento.

Isso quer dizer que a instalação elétrica é a implementação das ligações elétricas dentro de um determinado local, após todas as etapas de um projeto para aquele local. Isso garantirá energia para todo o local, distribuída em diferentes pontos. Portanto, todos os cuidados são necessários para manter os pontos de energia funcionando corretamente. Para saber mais quais os cuidados e como manter uma instalação elétrica sempre em ordem, o Westwing selecionou algumas informações essenciais para você. Confira abaixo!

Instalação elétrica residencial

A instalação elétrica residencial é um dos itens mais importantes a serem pensados no projeto de uma casa, pois ela garantirá o bom funcionamento dos aparelhos elétricos e eletrônicos, além de manter a segurança do local. É sempre muito importante contar com a presença de um profissional capacitado e que conheça bem o projeto da casa, pois há variações de instalação elétrica para casas térreas e sobrados.

Recomendações e cuidados

Na hora de realizar qualquer tipo de instalação elétrica, precisamos contar com a ajuda de um profissional elétrico capacitado, mesmo nos projetos de instalação elétrica de baixa tensão. Isso porque essa área requer muita experiência e conhecimento sobre o assunto, para que não haja queda na qualidade do trabalho, consumo exagerado de energia ou até mesmo curto circuitos. Também é importante que o profissional utilize sempre um livro sobre instalações elétricas para consultar nos momentos de dúvidas e esteja de acordo com as normas de segurança estabelecidas pela NBR-5410 da ABNT.

Hora de mexer na instalação elétrica

Como saber qual o momento certo para mexer na instalação elétrica de sua residência? Por não ficarem aparentes, esses fios condutores de energia que passam por dentro de nossa casa acabam despercebidos e, muitas vezes, esquecidos. Porém, com o passar dos anos, é importante nos atentarmos para a manutenção da instalação elétrica de uma casa, pois o sistema pode estar velho ou com sobrecarga.

Por isso, é preciso chamar um profissional que fará a vistoria preventiva do local, checando se não há necessidade de mudanças ou troca de fios. Isso garantirá uma vida útil melhor aproveitada para seus aparelhos como chuveiros, lâmpadas e eletrodomésticos e evitará o risco de um consumo exagerado de energia.

Muitas vezes, a própria residência apresenta sinais de que é chegada a hora de mexer na instalação elétrica. Casos como: aumento na temperatura dos fios dos aparelhos, disjuntores que caem com frequência, conta de luz com valor muito além do comum, aquecimento das tomadas e interruptores, queda de energia na casa ou lâmpadas queimando constantemente podem ser sinais de que as instalações elétricas estão com problemas. O mais importante é contar sempre com a ajuda de um profissional e garantir o bom funcionamento de toda a parte elétrica da casa!

Próximas campanhas