Iluminação para Sala

Iluminação para Sala

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraIluminação para Sala

A iluminação para sala é um dos temas que precisam ser decididos com bastante cautela na hora de montar a composição do lar. O espaço é considerado um dos principais ambientes em um décor. Nele se recebe visitas, promove-se tardes de bate-papo com amigos ou celebrações com a família. Ainda no ambiente, há o confortável sofá, móvel que usamos para cochilos em fins de tarde ou assistir alguma programação especial após um longo dia.

Há diversos materiais, produtos e acessórios que podem ser usados para compor a iluminação para diferentes tipos de sala de forma estilosa, prática e funcional. Pendentes, lustres, luminárias de piso, mesa ou teto e spots são alguns deles. Para que você saiba exatamente a diferença entre todos, encontrar inspirações, informações e ideias válidas para a iluminação do seu décor, o Westwing apresenta o conteúdo a seguir. Confira e aproveite!

Iluminação para Sala e seus Produtos

Lustre – O lustre é um artigo de iluminação que tem sua luz amplificada pelo espaço sempre quando é utilizado. Esse aumento da luz que oferece ocorre devido o design da peça, que traz estrutura própria para se expandir pelo ambiente em que está instalado.

Pendente – Com cabo a mostra em sua estrutura, especialmente para ficar pendurado no centro do cômodo, o pendente é um artigo perfeito para ser usado na iluminação para sala. Porém, diferentemente do lustre, o artigo proporciona iluminação direta para um objeto ou espaço específico.

Spot – Também é um modelo adotado de iluminação para sala que conta com luminosidade direcionada em um ambiente específico. Há modelos de embutir do artigo e com estrutura solta, para deixar a lâmpada à mostra em alguns projetos de décor.

Iluminação da Sala de Estar

Lâmpadas x Iluminação para Sala

Existem quatro modelos de lâmpadas pelo mercado e que podem ser usadas na iluminação para sala, sendo elas: incandescentes comuns e halógenas, fluorescentes e de LED. Essa primeira modalidade deve sair de circulação do mercado até 2017, o motivo é devido à luminosidade amarelada que ela proporciona e o alto consumo de energia para qualquer local.

As opções halógenas consomem menos energia, apresentam efeito de luz amarelada e um visual repleto de filamentos ao seu redor. Bastante econômicas e duráveis, as lâmpadas fluorescentes estão disponíveis no mercado em versão amarelada (com 2.700 k) e branca (de 6.500 k). Já as lâmpadas de LED, por sua vez, apresentam alta durabilidade e baixo consumo de energia para gerar luz. Elas também podem ser encontradas com luz amarela e a versão branca.

Dicas de Iluminação para Sala

Após escolher os produtos e tipos de lâmpadas para a iluminação para sala, que tal pensar na distribuição dos artigos pelo seu espaço. Um lustre ou pendente são ótimos recursos para levar maior destaque à luz principal do cômodo. Ao lado dos sofás, sobre a mesa de centro da sala, ou o lateral e aparadores é sempre bom deixar uma luminária de mesa.

Iluminação para Sala de TV

Outra dica que vale a pena investir é na iluminação para sala natural, para isso adote janelas e portas de vidro para o espaço. Pela manhã o cômodo será bastante beneficiado com a luz vinda do lado de fora da casa.

Iluminação da Sala de Estar com TV

A iluminação da sala de estar é um dos pontos altos do projeto de decoração de sua casa toda, já que, muito provavelmente, será neste cômodo que os convidados mais tempo passarão, que os familiares interagirão e, portanto, é papel da iluminação temperar estes relacionamentos com impressões que vão além da percepção consciente – afinal, a iluminação também torna um ambiente mais dinâmico ou aconchegante, mais acolhedor ou impessoal, além de enfatizar elementos decorativos pontuais, tais como os quadros, texturas diferentes, objetos, revestimentos, móveis, cores.

Algumas dicas para montar a iluminação da sala de estar, por exemplo, é o cuidado que se deve tomar quando se pretende fazer uso de uma luminária, seja para iluminar melhor um aparador, seja para auxiliar na leitura. Uma escolha inadequada para a iluminação da sala de estar, nesse sentido, pode inclusive inviabilizar a leitura por estar ofuscando o leitor, se for muito baixa e até se criar sombras e penumbras que atrapalhem.

iluminação para sala

A primeira dica, já que falamos sobre funcionalidade, é não considerar apenas ela, mas também o conforto. Por isso, não coloque na iluminação da sala de estar um elemento que faça muito bem sua função, mas esteticamente não agrade. Encontre, portanto, a melhor forma de atrelar estas duas facetas.

Outro ponto importante para considerar é a iluminação da sala de estar caso haja algum espelho nela. Lembre-se que não é proibido iluminar o espelho, desde que esta iluminação da sala de estar não seja feita de forma que o espelho provoque imagens empalidecidas, por exemplo.

Sala de TV Integrada em Sala de Estar

Para quem não tem um espaço separado apenas para sala de TV, mas precisa integrar esse espaço junto à sala de estar, a iluminação muda um pouco para poder atender ambos propósitos.

A maioria das casas possui uma sala de estar como um espaço multiuso, que serve como área de convívio familiar, para receber as visitas e também para tirar os sapatos e assistir um filme. Com variações de efeitos luminosos, é possível atender a essas três demandas.

iluminação para sala de TV

Como área de convívio, a sala pede uma iluminação um pouco mais clara, já para assistir o filme, é necessária uma luz mais indireta, como a iluminação para sala de TV. Para criar diferentes efeitos, basta usar dispositivos variados, como abajures para luz indireta e luminárias de teto para uma luz mais direta, sendo assim, só é preciso acender a luminária específica para cada ocasião.

Mas se o caso é facilidade, o dimmer é um dispositivo que controla a luminosidade, desse modo, você precisa apenas controlar a intensidade da luz de acordo com sua necessidade.

Inspire-se e planeje uma iluminação da sua sala tornando o ambiente aconchegante e funcional!

Próximas campanhas