Iluminação para Sala de TV

Não adianta ter todos os aparelhos de home theater e televisões de última geração se a sua sala de TV não for adequada para viver os momentos de relaxamento e descanso. Para isso, é ideal que todos os aspectos do ambiente estejam em harmonia trabalhando para o mesmo propósito: relaxar! Portanto, a decoração deve ser aconchegante, as paredes adequadas, os móveis confortáveis e na distância certa da TV, além da iluminação para sala de TV correta, criando o ambiente perfeito para imergir no mundo do cinema.

Iluminação para Sala de TV | westwing.com.br

Confira nesta página do Westwing as dicas que você não pode deixar de ter em mente na hora de montar a iluminação para sala de TV, assim como dicas de como compor a iluminação ideal para uma sala de estar com diferentes funções e necessidades. Depois é só preparar a pipoca e aproveitar!

Compre agora com até 70% off:

Como Montar a Iluminação para Sala de TV

Para montar a iluminação para sala de TV ideal de modo que as noites de filmes e programas se tornem mais prazerosas, deve-se levar em consideração que o ambiente seja adaptável, se tornando escuro na hora de ligar a televisão e claro para os momentos em que se quer apenas conversar com as visitas e familiares. A melhor opção para a iluminação para sala de TV é o dimmer.

Mas como é um cômodo que ainda não demanda muita luminosidade, a luz indireta é ideal, podendo ser feita através de abajures, luzes focadas para o teto ou paredes – colocar a luz indireta atrás da televisão também é opção. O melhor tipo de lâmpadas para compor a iluminação para sala de TV costuma ser a incandescente, ou lâmpadas quentes, pois seu tom amarelado deixa o ambiente mais aconchegante. Agora que a iluminação para sala de TV está correta, só não se esqueça que a luz natural interfere na iluminação para sala de tv, atrapalhando suas noites de cinema, para isso, cubra as janelas com persianas e blecautes.

Iluminação da Sala de Estar

Sala de TV Integrada em Sala de Estar

Para quem não tem um espaço separado apenas para sala de TV, mas precisa integrar esse espaço junto à sala de estar, a iluminação muda um pouco para poder servir como espaço social.

A maioria das casas possui uma sala de estar como um espaço multiuso, que serve como área de convívio familiar, para receber as visitas e também para tirar os sapatos e assistir um filme. Com variações de efeitos luminosos, é possível atender a essas três demandas.

Como área de convívio, a sala pede uma iluminação um pouco mais clara, já para assistir o filme, é necessária uma luz mais indireta, como a iluminação para sala de TV. Para criar diferentes efeitos, basta usar dispositivos variados, como abajures para luz indireta e luminárias de teto para uma luz mais direta, sendo assim, só é preciso acender a luminária específica para cada ocasião.

Mas se o caso é facilidade, o dimmer é um dispositivo que controla a luminosidade, desse modo, você precisa apenas controlar a intensidade da luz de acordo com sua necessidade.

Como Fazer a Iluminação da Sala de Estar com TV

A iluminação da sala de estar é um dos pontos altos do projeto de decoração de sua casa toda, já que, muito provavelmente, será neste cômodo que os convidados mais tempo passarão, que os familiares interagirão e, portanto, é papel da iluminação temperar estes relacionamentos com impressões que vão além da percepção consciente – afinal, a iluminação também torna um ambiente mais dinâmico ou aconchegante, mais acolhedor ou impessoal, além de enfatizar elementos decorativos pontuais, tais como os quadros, texturas diferentes, objetos, revestimentos, móveis, cores.

Iluminação para Sala de TV

Algumas dicas para montar a iluminação da sala de estar, por exemplo, é o cuidado que se deve tomar quando se pretende fazer uso de uma luminária, seja para iluminar melhor um aparador, seja para auxiliar na leitura. Uma escolha inadequada para a iluminação da sala de estar, nesse sentido, pode inclusive inviabilizar a leitura por estar ofuscando o leitor, se for muito baixa e até se criar sombras e penumbras que atrapalhem.

A primeira dica, já que falamos sobre funcionalidade, é não considerar apenas ela, mas também o conforto. Por isso, não coloque na iluminação da sala de estar um elemento que faça muito bem sua função, mas esteticamente não agrade. Encontre, portanto, a melhor forma de atrelar estas duas facetas.

Outro ponto importante para considerar é a iluminação da sala de estar caso haja algum espelho nela. Lembre-se que não é proibido iluminar o espelho, desde que esta iluminação da sala de estar não seja feita de forma que o espelho provoque imagens empalidecidas, por exemplo.

Inspire-se e planeje uma iluminação da sua sala tornando o ambiente aconchegante e funcional!

Westwing: O Extraordinário Mundo da Sua Casa!