Iluminação para Sala de Jantar

Iluminação para Sala de Jantar

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraIluminação para Sala de Jantar

Querendo mudar a decoração da sua sala de jantar? Comece pela lâmpada! Muitas vezes, uma boa iluminação para sala de jantar é tudo o que precisamos para renovar a aparência desse cômodo. É na sala de jantar que costumamos passar os momentos mais importantes da nossa rotina em família, portanto, é importante que a iluminação dessa parte da casa propicie uma atmosfera acolhedora e ao mesmo tempo prática.

A iluminação é um dos aspectos mais importantes na decoração de um cômodo. Afinal, de que adianta investir na ambientação da sala de jantar e deixá-la na total escuridão? Por isso é recomendável que o planejamento de iluminação para sala de jantar esteja em harmonia com as característica dos móveis que compõem o ambiente e, claro, com o estilo e personalidade dos moradores.

A sala de jantar moderna é frequentemente construída como extensão ou de maneira integrada à cozinha, sendo utilizada tanto como cômodo onde são realizadas as refeições diárias quanto como local da casa onde recebemos visitas e celebramos momentos mais íntimos.

Uma vez considerados esses aspectos, é hora de começar a pensar nas fontes de luz e sua distribuição na iluminação da sala de jantar.

Tipos de iluminação para sala de jantar

O planejamento de iluminação para a sala de jantar vai muito além da escolha da lâmpada que será instalada no teto. É recomendável que em um cômodo versátil, como a sala de jantar, diferentes tipos de fonte de luz sejam utilizadas.

Luminária, lustre, abajur, arandela, lâmpada de teto, velas, luz natural: há diversas opções de iluminação disponíveis para a sala de jantar. As fontes fixas, como as arandelas, lâmpadas de teto ou de parede costumam funcionar muito bem enquanto fonte de luz principal devido à sua capacidade de iluminar toda a sala de maneira uniforme.

As fontes móveis como as luminárias, abajures e velas são excelentes opções de iluminação auxiliar. Esse tipo de fonte ajuda a imprimir mais personalidade ao ambiente criando diferentes atmosferas a depender da intensidade e distribuição desse tipo de iluminação na sala de jantar. O aproveitamento da luz natural é outro aspecto de suma importância para a iluminação da sala de jantar. Produtos como espelhos e superfícies em vidro transparente são ótimas fontes de luz indireta, já que ajudam a refletir e distribuir a luz do sol e de lâmpadas no interior da casa.

É importante que diferentes tipos de fonte de luz sejam combinados de modo a propiciar iluminação adequada para cada ocasião e situação.

Dicas de iluminação para sala de jantar

O objetivo é destacar a mesa de jantar? Escolha uma fonte de luz que se relacione diretamente com a mesa da sala de jantar em termos de tamanho, forma e estilo. Luminárias redondas, como lustres, combinam melhor com mesas redondas, enquanto luzes lineares são adequadas para mesas retangulares.

Para manter proporção e harmonia na sala de jantar, é recomendável que  luzes lineares suspensas sejam mantidas entre de um terço a dois terços do comprimento da mesa.

Quer evitar o efeito “chapado” causado por uma luz muito forte  na sua sala? Uma sugestão para evitar o efeito luz no rosto é planejar a iluminação da sala de jantar de modo que a fonte de luz fixa seja instalada a cerca de 30 centímetros da superfície da mesa.

Próximas campanhas