Iluminação Direta

Iluminação Direta

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraIluminação Direta

Nem sempre damos a atenção devida para a iluminação da nossa casa, mas apenas com  a luminosidade correta para cada área podemos deixar o cômodo muito mais aconchegante, destacar os objetos que devem chamar mais atenção, esconder aqueles que não precisam de evidência e auxiliar nas tarefas domésticas, como limpar a casa, fazer trabalho no computador, ler um livro ou assistir televisão.

Para isso, existem dois tipo de iluminação, a direta que, como o nome já diz, é a luz que incide diretamente nos objetos para quem precisa de claridade no ambiente, e a indireta, que incide numa superfície e depois é refletida para então atingir o local que deve ser iluminado. Nesse texto o Westwing discorre sobre como é feita a iluminação direta, para que ela serve, que lâmpadas funcionam melhor para esse tipo de iluminação e em quais ocasiões ela é melhor utilizada. Confira!

Para que serve a iluminação direta

ILUMINAÇÃO DIRETAGeralmente utilizada em escritórios, salas de estudos, cozinhas, mesas de maquiagem e sobre objetos decorativos, a iluminação direta é a ideal para quem precisa de iluminação incidindo diretamente sobre o objeto que está sendo usado, como papeis, comidas e o próprio rosto no caso da maquiagem, para que se possa ver com atenção o que está sendo feito. Este tipo de iluminação costuma ser adquirida a partir de spots, luminárias, abajures e pendentes. Por ser uma luz muito dura, a iluminação direta pode ser um pouco cansativa, mas ela nos mantem mais despertos do que a indireta, por isso ela é tão usada em locais que a nossa atenção é necessária. A única precaução é não deixa-la incidindo diretamente em acabamentos brilhantes como porcelanato, mármore e espelhos.

A lâmpada mais adequada para a iluminação direta é a de LED, pois não emite raios infravermelhos e ultravioletas, não esquenta o ambiente e não altera a cor dos objetos.

Como montar uma iluminação direta

Dentro da iluminação direta ainda podemos encontrar variações em como ela pode ser feita. Primeiramente a luz direta é normalmente colocada com seu foco contra o teto ou parede, dirigindo de 90% a 100% de seu fluxo para baixo e a distribuição da intensidade varia de acordo com o ângulo de abertura do facho. Esses efeitos variados são as iluminações direta-dirigida e direta-difusa.

A iluminação direta-dirigida pode ser realizada a partir do direcionamento da luz para frente de modo uniforme num plano horizontal, possibilitando uma percepção melhor das estruturas e formas. Esse tipo de iluminação é de alta eficiência energética. Já a iluminação direta-difusa distribui o fluxo luminoso de forma uniforme, o que significa que a quantidade de luz é igual para todos os lados, o que permite uma iluminação básica. A luz direta-difusa minimiza o contraste entre a parede e o objeto iluminado, acentuando a percepção das formas e estruturas.

Próximas campanhas