Iluminação de Jardim

Iluminação de Jardim

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraIluminação de Jardim

Dar destaque as suas plantas, árvores e flores prediletas e cuidadas com tanto carinho é ideal para realçar a área externa da casa e para tornar esse um dos locais mais aconchegantes do lar, portanto, nossa principal dica é: invista sem medo na iluminação de jardim. Em alguns casos esse tipo de iluminação pode ser apenas decorativo e em outros casos extremamente funcional, até mesmo para que se possa caminhar nele durante a noite.

Tochas, spots embutidos no chão, luminárias de piso, velas, entre outros itens, são comumente os mais encontrados no ramo de iluminação de jardim. Antes de começar a trabalhar essa área do lar é importante saber quais serão as plantas que receberão mais destaque e qual o tipo de iluminação mais se adequa ao espaço e até mesmo ao seu projeto. Acompanhe as dicas, sugestões e inspirações do Westwing e transforme a decoração da sua casa!

Iluminação de Jardim: Tipos de Lâmpadas

Para que a iluminação de jardim seja extremamente bela e funcional para a área e para a casa, precisamos que todas as peças sejam de ótima qualidade, para isso vamos começar por um dos principais itens para essa decoração: as lâmpadas.

Iluminação de Jardim

Existem dois tipos de lâmpadas que podem ser usadas para a iluminação de jardim, normalmente elas são conhecidas como lâmpadas brancas quentes e lâmpadas brancas frias. As conhecidas como lâmpadas quentes são as que possuem uma temperatura de cor mais forte, geralmente são as que puxam o tom do ambiente para um amarelado, já as lâmpadas frias são as que possuem uma tonalidade mais clara, mais branca para a iluminação de jardim.

Ao escolher as lâmpadas que serão usadas na iluminação de jardim, deve-se prestar bastante atenção para ver se elas passam calor para as plantas, se sim, é recomendado mantê-las afastadas de suas flores, plantas e árvores, evitando assim o ressecamento das mesmas. O ideal é utilizar lâmpadas LED, pois elas não esquentam e ainda são econômicas.

Luzes para a Iluminação de Jardim

Para uma boa escolha dos itens de iluminação do jardim, deve-se ter em mente quais peças e flores receberão destaque em meio ao ambiente ou se a iluminação será feita para enaltecer o ambiente por completo.

Visando o destaque de flores, árvores e plantas os itens ideais para iluminação de jardim são: spots de chão ou luminárias menores que também podem ser presas ao gramado ou piso. Essas peças permitem que a iluminação de jardim seja direcionada para o local ou item que mereça maior evidência em meio à decoração.

Caso haja escadas em seu jardim ou em outra área externa da casa os spots de chão ainda podem ser usados para garantir maior segurança ao local, quando acoplados diretamente nos degraus ou em locais estratégicos com luz direcionada para a iluminação dos mesmos.

Como Fazer uma Iluminação de Jardim Completa

Caso a iluminação de jardim seja pensada para a iluminação completa do ambiente, podemos optar por peças que fiquem presas diretamente nas paredes do local ou em alguns casos até mesmo nas próprias árvores e plantas maiores. Atente-se para não danificar e machucar as plantas com luzes quentes e fortes.

As arandelas são ideais para a iluminação de jardim, quando o foco é deixar todo o ambiente iluminado. Por serem presas diretamente na parede, elas podem oferecer um tipo de iluminação mais forte e melhor distribuída pelo local.

Lanternas são peças incríveis e que podem ser usadas tanto para auxiliar na iluminação diária do ambiente quanto na decoração de festas ao ar livre. Alguns modelos de lanternas são fabricadas em materiais resistentes, porém não tão pesados e, graças a isso, podem ser dispostas com facilidade até mesmo nos galhos das árvores do próprio jardim. Fica um charme inclusive para festas de casamento ao ar livre com uma iluminação de jardim delicada!

Luminárias de chão ou um poste para jardim também são ótimas peças quando o intuito principal da iluminação de jardim é deixar o ambiente todo claro. As peças podem ser facilmente dispostas em meio ao gramado, pois normalmente são fabricadas em materiais de ótima qualidade e resistentes a exposição ao sol e a chuva.

Decoração e Iluminação de Jardim

A iluminação de jardim também está dentro do que deve compor a sua decoração de área externa. Você pode colocar tochas com fogo para uma iluminação de jardim em eventos especiais, como casamentos, aniversários ou mesmo uma festa temática. Aproveite para distribuir pequenas gaiolas com velas dentro para criar uma iluminação de jardim de maneira delicada e muito charmosa!

Como Fazer Poste de Iluminação de Jardim com PVC

Você mesmo pode criar uma iluminação de jardim com um cano de PVC! Além de mais seguro, é econômico e fica um charme em qualquer tipo de decoração. Aprenda como fazer!

Você vai precisar de:

  • Anel de vedação de 7,6cm
  • Redutor de 5,1 a 7,6cm
  • Tubo de PVC de 5,1cm cortado à altura que você quiser para iluminação para jardim
  • Luz solar de paisagismo para jardim

Passo a passo iluminação de jardim:

  1. Fixe o redutor ao anel de vedação, que servirá como base de seu poste de iluminação para jardim. As partes devem deslizar no lugar. Para garantir que fiquem mais seguras, prenda-as com um vedante de silicone ou massa epóxi;
  2. Una o tubo de PVC de 5,1cm ao redutor. Ele deve deslizar para dentro do redutor. Fixe as duas peças com epóxi ou vedante e, em seguida, coloque o poste para iluminação para jardim na vertical;
  3. No topo do poste de iluminação de jardim, fixe a luz solar de paisagismo para jardim deslizando a estaca da luz para dentro do tubo;
  4. Use uma lixa para deixar a superfície plástica do poste de iluminação para jardim mais áspera em preparação para a pintura;
  5. Pinte o tubo de PVC para fazê-lo se parecer a um poste de iluminação de jardim de metal, colorido ou como você quiser!

A iluminação de jardim e de áreas externas em geral é ideal para dar ainda mais destaque ao seu lar, afinal de contas o lado externo da casa é visto não só por você, mas pelos seus vizinhos e até mesmo aqueles que passam pela calçada. Acompanhe as dicas, inspirações e sugestões do Westwing e transforme a decoração da sua casa!

Westwing: o Extraordinário Mundo da Sua Casa!

É hora de transformar o jardim da sua casa em um ambiente mais charmoso! Para isso, acompanhe as dicas que nós do Westwing trouxemos para você. São inspirações surpreendentes para ajudar a criar a melhor iluminação de jardim com elegância, personalidade e, principalmente, praticidade. Confira nossas campanhas com móveis, artigos de decoração, e até dicas de iluminação para jardim, com descontos exclusivos de até 70% e crie um projeto sofisticado e prático!

São inspirações e ideias para você criar a iluminação no chão que quiser, adicionando mais charme ainda ao décor do seu jardim. Descubra um novo jeito de decorar os ambientes para o dia a dia ou para datas e eventos comemorativos de maneira autêntica! As dicas do Westwing são preparadas com muito carinho e dedicação para enfeitar o seu jardim com spots de chão e com milhares de produtos inovadores que você conhece aqui diariamente. Aproveite!

Próximas campanhas