Iluminação de Closet

Iluminação de Closet

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraIluminação de Closet

Sabia que além de organização, ventilação, planejamento e mobiliário adequado, a iluminação de closet é outro importante quesito aos que desejam ter o cômodo dos sonhos para abrigar roupas, sapatos e acessórios com praticidade e beleza? Ela oferece aconchego e elegância, assim como destaca determinados elementos: móveis, utensílios ou peças decorativas, por exemplo. Inclusive gavetas, portas e cabideiros podem se beneficiar da iluminação de closet!  

De preferência, a iluminação de closet deve ser ambiente, ou seja, com luz natural ou luz do sol refletida dentro do cômodo através de seus revestimentos. Ela é essencial, já que seu papel é de dar fim às sombras. Mas, quando a luz ambiente não é possível, entram em cena as luminárias que, além de exercerem a mesma função, causam belos efeitos. Com o Westwing você vai aprender a escolher a iluminação certa para seu closet e transformá-lo em um ambiente requintado.

Tipos Ideais de Luminária para Iluminação de Closet

Antes de definir qual é a luminária mais adequada para compor seu closet, é preciso saber que existem, além da iluminação natural – que necessita de janelas –, outros dois tipos de iluminação de closet: a geral e a pontual.

A iluminação geral para closet é aquela que gera luz difusa, isto é, capaz de alcançar todo o ambiente e seus elementos. Para este tipo de iluminação de closet as luminárias mais indicadas são os plafons, lustres e pendentes. A prioridade é para lâmpadas amarelas ou brancas (incandescentes ou fluorescentes), pois não interferem nas cores e se aproximam da luz natural.

Outras ótimas opções de iluminação de closet geral são a aplicação de lâmpadas de LED em espaços internos, como nichos e gavetas, e luminárias revestidas de vidro fosco. Assim, a luz reflete em todos os cantos do closet e confere aconchego. Quer uma alternativa mais elegante ou para um closet amplo? Nossa dica é um décor elaborado com caminhos formados por spots, super modernos e que também conseguem iluminar bem o cômodo.

Quanto à iluminação de closet pontual, sua principal função é destacar certos elementos, como quadros, armários, prateleiras e sapateiras. Spots são boas opções também para este caso, bem como arandelas e abajures. As lâmpadas sugeridas para uma iluminação de closet pontual são as dicróicas, de LED ou fluorescentes.

Iluminação de Ccloset para Área de Maquiagem

Este é um cantinho do closet que pede luminosidade especial. A ideia aqui é dar preferência à iluminação pontual, para que penteadeiras ou cômodas recebam luz adequada para visão clara e total do rosto, sem sombras. Arandelas, spots ou até pendentes menores e com vidro jateado podem ser embutidos ao redor da área feminina do closet ou apenas na parte superior do espelho, como se fosse um camarim.

Se o seu desejo for por um espacinho mais gracioso e com décor shabby chic, opte por dois abajures pequenos e delicados ou por duas luminárias de mesa em cada canto da penteadeira.

Próximas campanhas