Horta Caseira

Horta Caseira

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraHorta Caseira

Noite de jantar especial em casa, a receita do prato que irá preparar está devidamente separada, a louça para ocasiões como esta reservada e todos os ingredientes que precisa no armário da cozinha, exceto aquele tempero que dará o toque final na comida. Já passou por uma situação dessas? Pois então, a horta caseira é a solução ideal para evitar imprevistos desse tipo, idas desnecessárias a supermercados, hortifrutis e feiras em busca de uma única especiaria.

Para montar uma horta caseira no lar não é preciso viver em uma casa com áreas externas extensas, nem planejamentos demorados ou a contratação de um profissional agrônomo. Basta apenas muita criatividade para decidir o ambiente exato onde irá construí-la, um pouco de disposição para a montagem e a aplicação de um passo a passo básico. Pensando nisso, o Westwing apresenta abaixo um roteiro de como criar uma horta caseira feito para você!

Horta Caseira: Exposição ao Sol

Para montar a sua horta caseira você precisará um espaço bastante exposto ao sol. Se você vive em uma casa poderá utilizar o ambiente externo ou o jardim. Para quem mora em apartamento, a varanda é o local certo para a instalação da horta caseira. Quem reside em apartamento sem sacada pode recorrer à técnica indoor, método em que plantas da sua horta caseira são cultivadas dentro de casa, geralmente em locais próximos às janelas.

horta caseira

Horta Caseira: Hortaliças, Legumes e Verduras

Em uma área espaçosa é possível plantar diferentes hortaliças na sua horta caseira. Alguns exemplos de alimentos válidos para montar a sua horta caseira são: abobrinha, tomate, alecrim, berinjela, pimenta, salsão, vagem e repolho. Também fazem parte dos mantimentos válidos couve, couve-flor, brócolis, boldo, milho e espinafre.

Para ambientes reduzidos recomenda-se que a horta caseira tenha o plantio de agrião, alface, cenoura, coentro, beterraba, capim-limão, hortelã, manjericão, orégano, rabanete, rúcula, salsinha e tomilho. Experimente plantar pelo menos alguns temperos na sua horta caseira e utilize ervas fresquinhas para preparar a comida, todos irão notar a diferença! Isso porque alimentos frescos e plantados por você ficam muito mais saborosos e feitos com amor.

Prepare a Terra para Fazer uma Horta Caseira

Se for plantar diretamente na terra ou em vasos, o ideal é que o espaço a receber o alimento da sua horta caseira tenha uma profundidade de, no mínimo 30 cm, comprimento essencial para garantir um bom enraizamento. Os vasos precisam conter furos no fundo, isso porque no momento que regar os alimentos a água que não for utilizada pela planta precisar escorrer de alguma forma. No caso de uso direto da terra é necessário a preparação de canteiros com o uso de terra vegetal, areia, adubo ou esterco. Atente-se a garantir que o escoamento da água flua normalmente nesse caso.

Como Criar uma Horta Caseira

Além de criar uma horta caseira em vasinhos separados, você também pode monta-la diretamente na terra, caso você tenha um quintal com espaço apropriado para isso, onde bata sol, mas não muito. Para isso, confira o passo a passo que nós preparamos para você montar a sua horta caseira no quintal:

  1. Para a plantação da semente na terra, é preciso cavar um buraco que tenha cerca de 1 cm de profundidade
  2. Insira a muda da planta escolhida, de preferência um tempero para começar, como manjericão ou orégano, que são mais fáceis de vingar e cultivar na sua horta caseira
  3. Cubra novamente com terra
  4. Aperte bastante ao redor de onde colocou a semente para evitar que se formem bolsões de ar no espaço delimitado da sua horta caseira
  5. Regue diariamente e verifique se o espaço está adequado para a sua plantinha crescer. Caso necessário, transplante a sua planta para um espaço maior, onde ela possa criar raízes maiores e crescer com mais força!

Está pronta a sua horta caseira! Agora é hora de esperar as suas plantas crescerem de acordo com o cultivo cuidadoso que você deve ter e aproveitar os temperos maravilhosos para usar nas suas receitas!

Como Fazer um Infusor de Citronela

Além de temperos, você ainda pode plantar ervas aromáticas para decorar e perfumar a sua casa! Confira este passo a passo que nós preparamos para você fazer um infusor de citronela e proteger a sua família dos insetos no verão:

É hora de criar a sua horta caseira! Para isso, acompanhe as dicas que nós do Westwing trouxemos para você. São inspirações surpreendentes para ajudar a criar a melhor horta caseira com elegância, personalidade e, principalmente, praticidade.

Confira nossas campanhas com móveis, artigos de decoração, e até dicas de como fazer a sua própria horta caseira, com descontos exclusivos de até 70% e crie um projeto sofisticado e prático! São inspirações e ideias para você criar a decoração que quiser, adicionando mais charme ainda ao décor da sua casa.

Descubra um novo jeito de decorar os ambientes para o dia a dia ou para datas e eventos comemorativos de uma maneira original! As dicas do Westwing são preparadas com muito carinho e dedicação para enfeitar a sua casa com dicas para a sua horta caseira e milhares de produtos inovadores que você conhece aqui diariamente. Aproveite!

Próximas campanhas