Hideko Honma

Hideko Honma

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraHideko Honma

Hideko Honma é uma artista cuja obra se confunde com a própria biografia. É através do trabalho com a cerâmica que ela presenteia o mundo com beleza e arte em sua mais pura essência. Dona de uma vasta obra reconhecida nacional e internacionalmente, a artesã ceramista não produz apenas louças, mas peças que exercem fascínio e encantam pela sutileza e beleza incomparáveis. Técnica, inspiração e muita habilidade manual são suas marcas registradas.

Não é preciso conhecer Hideko Honma para se encantar com a beleza do seu trabalho. A ceramista brasileira de origem japonesa é um expoente na cerâmica artesanal e a sua obra fala por si só. As louças de Hideko Honma podem ser apreciadas nos principais restaurantes e grifes gastronômicas da capital paulista, além de serem expostas no seu próprio ateliê. Conheça mais sobre o trabalho, técnica e perfil da artesã ceramista Hideko Honma e inspire-se com o Westwing!

Hideko Honma: Perfil

Hideko Honma nasceu no Brasil, mas teve sua origem ao longínquo país do sol nascente, o Japão. Sua família se estabeleceu em São Paulo, onde nasceu e continua a viver e trabalhar até os dias de hoje. Influenciada pelos conselhos do pai e pelo desejo de se tornar uma artista, ela começou a trabalhar com a cerâmica há cerca de 15 anos. Abandonou a carreira estabelecida como professora universitária para viver o sonho de criar com a ajuda de um torno. O mundo agradeceu de joelhos e Hideko Honma nunca mais parou. De personalidade discreta e reservada, ela cede espaço para que sua obra assuma o protagonismo da sua vida.

Hideko Honma:Técnica

A técnica que norteia o trabalho de Hideko Honma é produto da natureza. Foi no Japão que a artista aprendeu a criar o seu próprio esmalte, hoje sua marca registrada. No Brasil, Hideko Honma aproveita a flora generosa para colher as matérias-primas para o seu trabalho: galhos, folhagens e plantas cuidadosamente extraídas e selecionadas de um sítio familiar localizado em Nazaré Paulista. O material é submetido a altas temperaturas em um forno especial para a criação de cinzas vegetais. A partir das cinzas, a artista trabalha os pigmentos e efeitos de pintura que dão cores e perfil próprio à sua cerâmica.

A Obra de Hideko Honma

Tão vasta quanto o talento é a obra de Hideko Honma. Seu trabalho inclui a produção de louças como tigelas, pratos, xícaras, vasos e muitos outros utensílios de cerâmica para servir alimentos. Cada peça é criada de forma a acolher a comida e expressar o máximo do seu sabor e qualidades. Portanto, não é por acaso que suas louças sejam celebradas e utilizadas pelos principais chefs brasileiros.

A sua obra também goza de imenso prestígio internacional. Hideko Honma foi a artesã ceramista responsável pela criação das mil peças de louças utilizadas para a recepção da Alteza Imperial do Japão, o príncipe Nahurito, em ocasião da sua visita ao Brasil para o Centenário da Imigração Japonesa, no ano de 2008. Suas peças são constantemente selecionadas e utilizadas para servir autoridades tanto no Brasil quanto no Japão. No entanto, não é preciso ser um membro da alta nobreza para ter acesso ao seu trabalho. Hideko Honma também faz questão de produzir louças para o dia a dia. Na verdade, é numa dessas peças de uso comum que ela encontra a expressão máxima da sua técnica. A produção da chawanou tigela para matcha é o seu presente para o mundo.

Próximas campanhas