Hashi

Hashi

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraHashi

A culinária japonesa se torna cada vez mais popular no Brasil e, dentre as peças que compõem a mesa asiática, está o hashi. Estima-se que o chamado pauzinho japonês surgiu no ano 2500 antes de Cristo, como um suporte para grelhar carnes na brasa. Feito inicialmente de bambu, foi difundido por todo o leste da Ásia e, mais recentemente, conquistou o ocidente. O hábito de comer sushi com o palitinho japonês, surgiu, inclusive, com os ocidentais, já que os japoneses costumavam utilizar as mãos.

É possível encontrar grande variedade de cores, materiais e tamanhos de hashi. Para os iniciantes, os mais comuns são os de madeira, normalmente descartáveis, e os de bambu, duráveis e muito higiênicos. Há também os feitos de marfim e laca, que proporcionam maior suavidade no manuseio. Conheça mais sobre o hashi e saiba como utilizá-lo com as dicas do Westwing!

A arte de usar o hashi

Muitas pessoas podem pensar que comer com hashi é complicado, porém é muito mais simples do que se imagina. Confira um passo-a-passo para aprender a manipular os pauzinhos corretamente:

  1. Passe o hashi entre o polegar e o dedo indicador, apoiando-o no dedo anelar;
  2. Com o polegar, aperte o hashi para baixo e deixe o anelar empurrá-lo para cima;
  3. Com esses três dedos, segure o pauzinho japonês como se estivesse segurando uma caneta;
  4. Movimente o palitinho com os dedos indicador e médio, abrindo e fechando-o, sempre com as pontas alinhadas.
  5. Com prática, os pares de hashi funcionam como pinças!

Clip para hashi

Para facilitar a utilização do hashi pelos admiradores da cozinha asiática, foram desenvolvidos clipes que o ajustam à mão. Feitos de plástico flexível e resistente, o clip garante firmeza e praticidade: basta encaixar suas cavidades às extremidades do hashi e pronto! As diferentes cores tornam a utilização ainda mais agradável.

Etiqueta japonesa

Além da forma correta de segurar e servir-se com o hashi, há um conjunto de práticas comuns na cultura japonesa para a utilização do palitinho japonês. Aprenda, então, as regras de etiqueta antes de pedir seu sushi:

  • Nunca espete o hashi nos alimentos;
  • Não use os pauzinhos para apontar para a comida;
  • Não tente cortar os alimentos com o hashi: as porções são servidas para serem levadas inteiras à boca;
  • Mantenha hashi paralelo entre as pessoas e os recipientes da mesa, preferencialmente apoiados sobre um suporte, o hashioki.

Atualmente, a cultura japonesa considera o hashi muito mais do que simples talheres: são tidos como  sagrados, símbolos de sorte e longevidade  – portanto, um ótimo presente. Agora que você sabe como se comportar na hora de usar os hashis, inspire com ares orientais por aí!

 

Próximas campanhas