Hans Wegner

Hans Wegner

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraHans Wegner

A arquitetura e o design escandinavos foram um grande destaque no século XX e permanecem até hoje como uma grande referência. Ao visitar a Noruega, Suécia e Dinamarca, você estará em contato com essa arte não só em visitas a museus, mas também andando pelas ruas e olhando para certos edifícios e seus mobiliários, visto que diversos nomes famosos deixaram suas marcas através dessas obras.

Um desses nomes de destaque é, com certeza, o de Hans Wegner. Este dinamarquês foi um dos maiores designers de móveis de seu país, da Europa e do período. Seu trabalho chama a atenção por ser bastante minucioso, em um exercício praticamente artesanal até chegar ao protótipo perfeito. Os projetos que Hans Wegner mais se dedicou foram os das cadeiras, criando mais de quinhentos modelos em toda a sua carreira. Saiba mais sobre suas obras e importância no mundo do design com o Westwing.

Hans Wegner pioneiro

Atualmente, a Dinamarca é amplamente conhecida por ser um dos maiores centros de design do mundo. E não só as diversas marcas do segmento colaboram para que o país tenha essa fama. A riqueza da cultura do design está presente nos museus, nas galerias, nas ruas e nos pontos turísticos.

Junto com Arne Jacobsen e Borge Mogensen, Hans Wegner é um dos grandes responsáveis por isso acontecer. Ele foi um dos pioneiros do movimento moderno do design dinamarquês, que tinha como característica principal a junção da funcionalidade com a beleza estética.

Hans Wegner começou desde pequeno a se envolver com trabalhos manuais. Filho de um sapateiro, sempre esteve intrincado com trabalhos artesanais. De aprendiz do pai, ele foi iniciando sua carreira como carpinteiro, o que explica a sua dedicação posterior ao design de móveis, principalmente de cadeiras. Por conta disso também que Hans Wegner, apesar de trabalhar com diversos tipos de materiais, gostava mais de operar com madeiras.

O rei das cadeiras

Por mais que Hans Wegner tenha sido um designer de móveis completo, ele é comumente lembrado pelas criações de cadeiras, que totalizam mais de quinhentos modelos.
Uma das obras mais famosas é peacock chair, ou cadeira pavão. Criada em 1947, ela possui as costas bastante arqueadas e altas, lembrando a plumagem desse animal. Foi um grande sucesso na década de 1970 e até hoje ganha diversas reinterpretações devido ao seu design inovador e o conforto que oferece à espalda. A cadeira pavão foi inspirada no modelo Windsor, que é bastante tradicional.

Outro modelo de Hans Wegner que ganhou o mundo foi o da cadeira chinesa. Inspirada por um retrato de comerciantes dinamarqueses sentados em cadeiras, essa peça teve sua primeira versão em 1944, mas o próprio Wegner faria algumas variações anos depois.

Talvez uma de suas criações prediletas tenha sido o modelo Ox Chair , também conhecida como cadeira boi, pois sua parte superior lembra o formato dos chifres. Ela foi idealizada em 1960 e permaneceu como um dos móveis principais da casa de Hans Wegner até o dia de sua morte.

Porém, entre todas as diversas obras, a mais conhecida é a the chair, cujo conceito é reduzir o objeto aos elementos mais simples possíveis. Feita de madeira, ela pode ter estofado tanto de tecido quanto de couro.

Entre tantos modelos e opções, sem dúvidas uma das criações de Hans Wegner se encaixa perfeitamente no décor da sua casa. Continue explorando o mundo do design com o Westwing.

Próximas campanhas