Guto Requena

Guto Requena

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraGuto Requena

Arquiteto, apresentador, colunista, pesquisador, Guto Requena tem diversas facetas e parece se encaixar perfeitamente em cada uma delas. Sempre no ramo do design, arquitetura e urbanismo, Guto Raquena conseguiu juntar em seu currículo participações como apresentador do programa “Nos trinques”, da GNT, colunista do jornal Folha de S. Paulo, pesquisador do Nomads (Núcleo de Estudos de Habitares iInterativos) e professor da escola Panamericana de Artes.

Com designs revolucionários que exploram as tecnologias digitais, como a cadeira Nóize, feita a partir de ondas de som, as peças de Guto Requena seguem conceito moderno, ganharam destaque no Brasil e no mundo e continuam acumulando prêmios de design. Confira mais sobre esse designer multifacetado e acompanhe a história de sua peça mais icônica feita a partir de ondas de som. Assim como dicas para combinar os seus designs na decoração de casa.

Guto Requena e a revolução do mobiliário

Com a criação do Estúdio Guto Requena e com base em estudos de design e de processos tecnológicos, Guto Requena, através de experimentações com os sons, criou um novo conceito quando se trata de mobiliário. Sempre a partir de novos processos digitais, misturando design com tecnologia, as peças de Guto Requena são únicas no mercado e surgiram através de testes revolucionários. A coleção Samba foi criada a partir dos ruídos de músicas que se materializaram em banco. Já o projeto Love foi feito a partir do som de pessoas contando histórias de amor, em que emoções são captadas e transformadas em objetos físicos. Quanto à coleção de vasos Era Uma Vez, o som foi captado de fábulas infantis.

Cadeira Nóize e a exploração do som

Criada a partir de uma das pesquisas digitais feitas pelo Guto Requena, sua peça mais icônica é a cadeira Nóize. Concebida através da mescla do som captado nas ruas de São Paulo e com esse som sendo transferido de forma 3D em cadeira, a Nóize apresenta irregularidades vindas das ondas de som captadas. Essa peça de Guto Requena se tornou um grande ícone do design brasileiro, ganhando tanta repercussão devido ao seu novo modelo de criação que, em 2013, recebeu uma performance no São Paulo Design Weekend, chamada de Nóize Live, na qual é simulada a forma em que a cadeira Nóize é produzida, captando o som do ambiente e o transformando em uma cadeira miniatura ao vivo.

Para incorporar as peças na decoração

Mesmo com peças altamente modernas, tanto em forma como em criação, os designs de Guto Requena são discretos e podem se encaixar em diversos estilos, desde o contemporâneo ao clássico ou romântico. No caso da cadeira Nóize e da cadeira Bubble, elas são melhor compostas em ambientes modernos e contemporâneos. Já quanto aos vasos Era Uma Vez, os bancos Samba e itens decorativos do projeto Love, como são peças menores, podem ser colocados em um leque maior de estilos, dando destaque ao décor.

Próximas campanhas