Richard Neutra: Vida e Obra do Arquiteto Modernista

Causando diversas polêmicas ao longo das décadas, o estilo modernista é sempre um mundo de possibilidades a ser debatido. E, hoje, a Westwing te convida a saber um pouquinho mais sobre um grande arquiteto modernista: Richard Neutra.

Richard Neutra: Vida e Obra do Arquiteto Modernista | westwing.com.br

Tendo extrema visibilidade dentro e fora da arquitetura europeia, Richard Neutra deixou a sua marca na arquitetura pós-guerra com obras que são celebradas até hoje. Confira!

Compre agora com até 70% off:

Richard Neutra – Biografia 

Richard Joseph Neutra, nascido na Áustria, foi um arquiteto conhecido internacionalmente. Mas também, desenhista de móveis e assíduo defensor e divulgador do modernismo. 

Neutra foi educado na Academia Técnica de Viena. Enquanto ainda estudava na Universidade de Zurique foi obrigado a interromper seus estudos por conta de sua convocação para a Primeira Guerra Mundial. Entretanto, foi em meio a esse conflito que ele elaborou seu primeiro projeto de arquitetura que, no caso, era uma casa de reuniões e descanso para altos oficiais do exército austríaco. 

Richard se formou em 1918, no ano em que a Primeira Guerra Mundial havia acabado. Um ponto interessante de sua vida pessoal é que ele tinha uma grande amizade com Ernest Freud, filho de Sigmund Freud. Por conta de seu amigo Ernest, Neutra conseguiu um trabalho em Berlim para trabalhar com o arquiteto alemão Erich Mendelsohn. 

richard neutra

Fonte: Werkbundsiedlung Wien

O arquiteto austríaco e o arquiteto alemão ganharam um prêmio anos mais tarde em um concurso de projeto urbanístico para Haifa, Palestina. No entanto, o projeto acabou por nunca ser executado. 

No mesmo ano que Neutra ganhou o prêmio, 1923, o arquiteto se mudou com a família para os Estados Unidos. Em seguida, passou a trabalhar para a empresa de Holabird e Roche em Chicago e depois em Wiscousin. Não somente, Richard passou a trabalhar com Frank Lloyd que, até aquela época, era conhecido como o maior arquiteto americano. 

Richard Neutra e Lovell House

Diante dos seus trabalhos mais importantes, é impossível não citar a Lovell House ou a Lovell Health House que talvez seja seu trabalho mais famoso e mundialmente conhecido. Considerada uma das casas mais importantes do século XX. 

A lovell house é uma residência modernista que foi projetada pelo arquiteto por volta de 1927 e 1929. A residência tem extensões de vidro e belas varandas suspensas por cabos considerada estilisticamente semelhante ao trabalho de Le Corbusier e Mies van der Rohe, outros dois arquitetos europeus. Inclusive, esta foi a primeira residência americana com estrutura de aço e é baseada na tecnologia dos arranha-céus.

lovell house criada por richard neutra

Fonte: Pinterest

A propósito, a Lovell House foi criada para médicos e naturopatas. Esse projeto de Neutra está localizado em 4616 Dundee Drive, no bairro de Los Feliz em Los Angeles. Até hoje essa casa de repouso segue sendo um fenômeno de arquitetura que atrai os olhos de todos! 

Mais Trabalhos de Richard Neutra e a Arquitetura Pós-Guerra

Foi depois da Segunda Guerra que Neutra criou seus trabalhos mais memoráveis. Sendo alguns deles: o Kaufmann Desert House em Palm Springs,Califórnia (1946-1947) e a Casa Tremaine situada em Santa Barbara, California (1947-1948). Tais obras são consideradas exemplos excepcionais do Estilo Internacional de Arquitetura Moderna.

Em conformidade, as casas elaboradas por Neutra muitas vezes apresentam pátios ou varandas que são capazes de tornar o ar livre como parte integrante da casa. Para além da criação de grandes obras, o arquiteto acreditava que a arquitetura deveria ser um meio de trazer o homem de volta à harmonia com a natureza e consigo mesmo. 

obra de richard neutra

Fonte: Pinterest

Dessa forma, Neutra  estava preocupado que suas casas pudessem refletir sobre o modo de vida de seus proprietários. A propósito, ele mesmo iria refletir sobre isso e tempos mais tarde chamou esse conceito de uma “dança exultante de interconexões”.

Ao longo dos anos 1950 e 60 as obras de Neutra cresceram incluindo edifícios de escritórios, prédios para faculdades e universidades, igrejas, projetos habitacionais e centros culturais.

casa feita por richard neutra

Fonte: Pinterest

Após 1966 ele fundou a empresa Richard Neutra e Dion Arquitetos e Associados. O arquiteto austríaco morreu em sua turnê pela Europa em 1970. E, como legado, estão seus livros “Sobreviver Através do Design” (1954), “Vida e Habitat Humano” (1956). E, por último, mas não menos importante autobiografia “Vida e Forma” (1962).

Curiosidade: Richard Neutra no Brasil 

Você sabia que Richard Neutra esteve no Brasil nos anos 40? 

O arquiteto austríaco esteve no Brasil em 1945 a serviço do Departamento de Estado dos EUA. Sua passagem pelo solo brasileiro proporcionou à Neutra estudos sobre as características de países de clima quente e que passavam por processo de desenvolvimento econômico. 

richard neutra

Fonte: Archdaily

Por fim, esses estudos e observações resultaram em um livro bilíngue e muito ilustrado. A obra foi lançada em 1948 reunindo projetos do arquiteto para o programa de educação e saúde do governo de Porto Rico, além de vários projetos habitacionais na Califórnia. 

Incrível, não é?!

Gostou desse artigo? Confira também mais informações valiosas sobre grandes arquitetos como Marina Linhares e Affonso Eduardo Reidy.