Prêmio Pritzker

Prêmio Pritzker | westwing.com.br

Compre agora com até 70% off:

O que é o Prêmio Pritzker?

Conhecido como o “Oscar da Arquitetura”, o Prêmio Pritzker foi criado nos anos 70, pelo casal Jay e Cindy Pritzker, e é patrocinado pela Fundação Hyatt. 

A família é uma das mais ricas da América e concede a honraria apenas aos arquitetos vivos com trabalhos que demonstram certo grau de qualidade, com visão de futuro e compromisso com a humanidade e o meio ambiente. 

O Prêmio Pritzker foi concedido por 42 edições consecutivas e ininterruptas, havendo assim 22 países com, pelo menos, um arquiteto vencedor. Até 2021, metade dos vencedores são europeus, enquanto as Américas, Ásia e Oceania compartilham as outras edições, e a África não tem nenhum vencedor.

Em termos de gênero, cinco mulheres foram premiadas com o Prêmio Pritzker: Zaha Hadid (2004), Kazuyo Sejima (2010, junto de Ryue Nishizawa), Carme Pigem (2017, junto de Ramón Vilalta e Rafael Aranda), e Yvonne Farrel e Shelley McNamara (2020). Em 2012, Lu Wenyu, sócia e esposa de Wang Shu, rejeitou a proposta de compartilhar o prêmio.

Ganhadores do Prêmio Pritzker

Confira os principais ganhadores do Prêmio Pritzker:

  • 1979: Philip Johnson, primeiro profissional a receber a honraria; criador de estilos e tendências, valorizou em suas obras a funcionalidade e acessibilidade.
Philip Johnson

Fonte: The New Yorker

  • 2001: Jacques Herzog e Pierre de Meuron, suíços que, juntos, criaram um escritório e compuseram um importante legado.
Jacques Herzog e Pierre de Meuron

Fonte: Best Interior Designers

  • 2004: Zaha Hadid, primeira mulher a conquistar o Prêmio de Arquitetura Pritzker.
Zaha Hadid

Fonte: MVSLIM

  • 2008: Jean Nouvel, francês conhecido como “arquiteto da Luz”.
Jean Nouvel

Fonte: Arquitectura Viva

  • 2016: Alejandro Aravena, arquiteto chileno que teve seu trabalho reconhecido graças ao forte engajamento social, já que construiu mais de 2500 habitações de baixo custo. 
Alejandro Aravena

Fonte: Andrea Avezzù

  • 2017: Rafael Aranda, Carme Pigem e Ramon Vilalta ganharam a premiação por trazerem um estilo moderno e apresentarem um trabalho conjunto, expressando uma forte sintonia com seus espaços e contextos. 
Rafael Aranda, Carme Pigem e Ramon Vilalta

Fonte: Folha de S.Paulo

  • 2020: Yvonne Farrell e Shelley McNamara, arquitetas com uma abordagem delicada e sutil, com um legado de obras que respeitam os locais de suas construções. 
Yvonne Farrell e Shelley McNamara

Fonte: CasaVogue

Westwing: o extraordinário mundo da sua casa!

Se você gostou das dicas, vai adorar o Westwing! Somos o maior clube de compras gratuito de decoração e móveis. Por aqui você encontra os melhores produtos para casa com até 70% de desconto.

Conheça o site e descubra novos acessórios decorativos para renovar seu lar com sofisticação!