Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraJantar Indiano

A Mesa de um Jantar Indiano

A decoração de uma mesa é um dos grandes destaques de um jantar indiano. Cheia de cores, estampas e texturas, a mesa ganha contornos espirituais e exóticos, capazes de estimular qualquer pessoa.

As mesas indianas geralmente são mais baixas que as ocidentais, fazendo que seus convidados se sentem diretamente em tapetes, almofadas ou futons. Caso você não tenha uma mesa baixa, tudo bem, enfeite suas cadeiras com almofadas e mantas para entrar no clima.

O pano de mesa deve ser muito colorido, em tecido com estampa étnica, mas também pode ser usado um cetim em cores bem fortes, inclusive, se você tiver um sari, você pode usa-lo como pano! Jogos americanos também devem ter uma coloração diversificada, com detalhes e bordados especiais.

O conjunto de pratos para um jantar indiano pode ser em porcelana com estampa floral ou étnica, ou ainda, para dar mais sofisticação, em metal nas cores prata ou bronze. Os talheres devem ter em seus cabos recortes e gravuras com temas florais ou típicos da Índia.

E, falando em flores, elas devem ser grandes e em cores fortes, em especial vermelhas, amarelas, laranjas e violetas, posicionadas dentro de um belo vaso no centro da mesa ou flutuando em recipientes com água, no mesmo local. Velas, temperos (muitos) e pequenas estatuas de figuras religiosas como Buda e Ganesha, completam o decor.

Decoração em Volta

Em volta da mesa de uma jantar indiano vale apostar em lanternas e velas para criar uma iluminação charmosa e atraente. Sobre aparadores coloque tecidos e mantas leves, coloridos e cheios de detalhes. Flores e outras plantas também são muito bem vindos, para relembrar a forte ligação do hinduísmo com a natureza.

Culinária

A culinária, como não poderia deixar de ser, é o grande destaque do jantar indiano. Não podem faltar muitos temperos como a masala, grãos, ervas e legumes. Você pode investir em um jantar totalmente vegetariano ou em receitas com carnes brancas, como frango e peixe. Para beber, chá e sucos de frutas misturadas com especiarias.

Deixe sua criatividade fluir na hora de cozinhar e misture diferentes condimentos para atingir os mais extravagantes sabores. Faça você o seu jantar indiano, descubra as maravilhas desta cultura e maravilhe seus convidados.