Gregori Warchavchik

Gregori Warchavchik

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraGregori Warchavchik

A arquitetura brasileira não seria a mesma sem a preciosa contribuição do Gregori Warchavchik. Nascido em Odessa em 2 abril de 1886 no seio de uma família de origem russo judaica, Gregori Warchavchik encontrou no Brasil muito mais que terras férteis, paisagens idílicas e dias ensolarados para aproveitar. Foi em terras tupiniquins que Gregori Warchavchik encontrou o seu lugar, foi capaz de realizar os seus sonhos e vivenciar a expressão máxima de sua vida e sua obra.

A biografia de Gregori Warchavchik é plural assim como a terra que o receberia até o fim dos seus dias. Gregori Warchavchik deixou o seu país de origem, a Ucrânia, para estudar arquitetura na Itália, onde graduou-se como arquiteto pelo Real Instituto Superior de Belas Artes de Roma no ano de 1920. Conheça mais sobre a vida e obra de Gregori Warchavchik e inspire-se para trazer o estilo modernista para a sua decoração com o WESTWING!

Gregori Warchavchik: Biografia

Após concluída a sua formação, Gregori Warchavchik trabalhou como assistente do renomado arquiteto italiano Marcelo Piaccentini até receber o convite que mudaria o rumo da sua vida e da história da arquitetura brasileira. Com a experiência inicial conquistada na Europa, Gregori Warchavchik, mudou-se para o Brasil em 1923, em consequência da oferta de um posto de trabalho na Companhia Construtora de Santos. Gregori Warchavchik trouxe em sua bagagem muito mais que o vestuário apropriado para sua adaptação a uma mudança climática radical.

Gregori Warchavchik foi responsável pela introdução das bases fundamentais da arquitetura modernista brasileira. A chegada de Gregori Warchavchik não poderia ter ocorrido em melhor período. Um ano após a realização da Semana de Arte Moderna, o país ainda digeria e pavimentava os novos rumos de sua produção artística. O contato com o grupo modernista não podia ser mais proveitoso. Em 1925, Gregori Warchavchik publicou o primeiro manifesto da arquitetura moderna no Brasil.

A Obra e Estilo de Gregori Warchavchik

O manifesto Acerca da arquitetura moderna marca a essência do estilo de Gregori Warchavchik. O futurismo e apego pelo avant-garde são suas principais influências. Gregori Warchavchik propunha o abandono do ornamento e dos excessos decorativos em detrimento de uma arquitetura clean, voltada para a função e baseada na modernização dos elementos.

Gregori Warchavchik foi o responsável pela criação da primeira residência modernista do país. O imóvel situado na capital paulista entrou em exposição em 1930 com o título de A Casa Modernista. O arquiteto foi responsável pelo projeto e concepção dos móveis, iluminação e design dos interiores da casa. A obra, localizada na Rua Itápolis, Pacaembu, foi considerada um marco na história da arquitetura nacional. Gregori Warchavchik também foi responsável pela inauguração das primeiras casas modernistas do Rio de Janeiro. Através da parceria com o arquiteto brasileiro Lúcio Costa, Gregori Warchavchik também deixou sua contribuição e transmitiu o seu legado para as gerações futuras quando passou a lecionar no Instituto Nacional de Belas Artes.

Gregori Warchavchik na Decoração

O trabalho de Gregori Warchavchik é uma excelente fonte de inspiração para uma decoração moderna e minimalista. Tanto a escolha do mobiliário, quanto acessórios e artigos de iluminação são baseadas em função em detrimento da forma. O design simples, elegante e baseado no futurismo são marcas registradas. Gregori Warchavchik faleceu em 27 de julho de 1976 em São Paulo.

Próximas campanhas