Gianfranco Frattini

Gianfranco Frattini

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraGianfranco Frattini

As contribuições da Itália para a arquitetura e a arte contemporânea são inestimáveis. Na vanguarda dos principais movimentos artísticos e arquitetônicos, os designers italianos são mundialmente reconhecidos por seu estilo, elegância e requinte. Gianfranco Frattini, arquiteto e designer, é um dos grandes nomes da escola italiana de design. Nascido em Pádua, em 1926, Gianfranco Frattini estudou arquitetura na Escola Politécnica de Milão, cidade onde viveu e construiu sua carreira focada em design industrial e de interiores. O designer trabalhou até o ano de sua morte, 2004.

O estilo contemporâneo de Gianfranco Frattini marcou o design italiano nas décadas de 60. O designer participava frequentemente de mostras e acumulou diversos prêmios ao longo da carreira, sendo o principal o Compasso D'Oro - o mais importante título do design industrial. Inspire-se com o Westwing e encante-se pela criatividade da premiada obra de Gianfranco Frattini.

A Trajetória de Gianfranco Frattini

Discipulo de Giò Ponti, Gianfranco Frattini começou a trabalhar com Cesare Cassina, de quem se tornou um colaborador por influência do mestre. O designer é um dos fundadores da Associação de Design Industrial e esteve envolvido na organização da Trienal de Milão em diversas edições.  

Apesar de ter um estúdio próprio, aberto em parceria com Franco Bettonica na Via Lanzone, em Milão, Gianfranco Frattini trabalhou com várias empresas renomadas na área de design industrial e iluminação, como a Knoll, Bernini, Arteluce e Artemide.

Móveis Célebres

Os móveis atemporais desenhados por Gianfranco Frattini se mantém atuais e são objetos de desejo de colecionadores e de pessoas apaixonadas por design.

A poltrona Agnese é uma das peças icônicas de Gianfranco Frattini. Feita em madeira maciça e com um estofamento confortável que reveste até os braços, a poltrona Agnese é sinônimo de conforto e elegância. A poltrona Agnese dá um toque de charme e estilo ao ambiente e combina com decorações modernas, elegantes e contemporâneas.

O conjunto Sesann, composto por sofá e poltronas também marcou a carreira do designer. Feitas para a Cassina, os confortáveis e imponentes estofados fabricados em couro preto tornaram-se ícones e atravessaram as décadas, mantendo-se no catálogo da empresa até hoje.

A luminária Megaron, também desenvolvida para a Artemide, é outra peça icônica do trabalho de Gianfranco Frattini. Com design minimalista, a célebre luminária encanta pela proposta sofisticada e moderna.

Luminária Boalum

Trabalhando para a Artemide, Gianfranco Frattini desenhou a inovadora luminária Boalum, resultado de uma colaboração com Livio Castiglioni, em 1969. A peça ganhou destaque por ser uma flexível e versátil, uma luminária poderia ser moldada pelo cliente e utilizada no piso, na parede ou sob a mesa.

Considerada uma obra de arte, a luminária Boalum faz parte do acervo permanente do Cooper Hewitt, Smithsonian Design Museum, em Nova York.

Pensando o Futuro

Uma das grandes criações de Gianfranco Frattini, a estante Albaro foi desenhada na década de 50 mas só começou a ser fabricada recentemente. Feita em madeira nogueira e com um sistema de rotação de 360º, a estante de Gianfranco Frattini revela sua visão moderna e funcional. A peça foi destaque no ISaloni, salão de móveis italiano, em 2014.

A estante Albaro compõe uma decoração moderna e requintada. Com uma estrutura original, a estante esbanja criatividade e organiza os livros e adornos de maneira única.

Próximas campanhas