Gesso

Gesso

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraGesso

O gesso é um dos materiais de construção mais antigos e mais usados no mundo todo. Abundante na natureza, sua utilização garante uma série de propriedades e vantagens, além da diversidade de aplicações. Misturado à água, forma uma massa plástica de mesmo nome, usada para inúmeros fins: na fabricação de moldes, na disposição de rebaixamentos e divisórias, em acabamentos de reboco, em forros, na texturização de paredes e também em projetos de arte e objetos artesanais.

Isolante térmico, o produto absorve pouca umidade. Funcional e acessível, o gesso pode ser modelado em variadas formas e figuras. Apesar de ser comumente usado na cor branca, fica muito charmoso se colorido. Em paredes, tetos ou objetos decorativos, o gesso complementa e embeleza áreas distintas da sua casa. Aprenda mais sobre esse material e suas aplicações com o Westwing!

 Tipos de Gesso

Atualmente, existem alguns tipos de gesso disponíveis de acordo com cada finalidade e aplicação. Então, antes de comprá-lo, é bom saber qual a utilidade de cada gesso para ver se está adequado ao que você procura. Vamos conhecer alguns deles?

  • Gesso Rápido: geralmente usado como camada base, é encontrado em forma de pó e deve ser misturado à água, devendo ser imediatamente aplicado, já que seca logo.
  • Gesso Comum: normalmente usado para cobrir rachaduras de paredes deterioradas. Basta jogá-lo contra a parede e, com a ajuda de uma espátula, espalhá-lo até que preencha todas as fissuras.
  • Gesso para Coberturas: possui menos contração do que as outras variações de gesso, além de poder ser lixado com facilidade.

gesso

Diferentes Usos do Gesso

O gesso deixou de ser um produto utilizado apenas pela construção civil e conquistou os profissionais da decoração, da arquitetura e do design de interiores. Suas aplicações são inúmeras, variando de acordo com cada necessidade.

O produto pode, por exemplo, substituir as paredes de alvenaria ou dividir ambientes de forma elegante. Pode também dar textura às paredes, mudando o aspecto delas e do cômodo onde estão localizadas.

Belíssimos painéis e molduras também podem ser feitos de gesso. Projetos envolvendo forro, como tetos rebaixados e sancas utilizam ainda o material em seu desenvolvimento. Essas construções estão ligadas a projetos luminotécnicos, ou seja, à iluminação do ambiente, o que deixa a aplicação de gesso ainda mais elegante.

Peças decorativas de variados estilos têm o gesso como principal material. No mais, até móveis, como estantes e prateleiras, já são fabricados com ele.

O gesso pode, ainda, ser cortado, formando inúmeras artes, inclusive em formas curvas. Para ajudar, recebe pregos e parafusos facilmente.

Drywall: Parede de Gesso

Também de gesso, o drywall é uma placa de parede. Inventada em 1916, o drywall é resultado da compressão do material entre dois painéis de papel. Também conhecido como placa de reboco, o drywall é pregado no lugar desejado como as placas de parede comuns, tendo suas junções cobertas com fita. Para finalizar, uma fina camada de gesso é sobreposta e pronto! É possível, então, adicionar texturas e cores.

Como Pintar Gesso

Muitas vezes aplicado em projetos artísticos, o gesso pode ser pintado de qualquer cor. No entanto, por ser suave, deixa à mostra sua composição branca com qualquer falha ou depressão. Para que o material permaneça na mesma cor, mesmo que esteja riscado, basta pintá-lo. Você pode fazer isso em casa de maneira simples. Aprenda!

Você vai precisar de:

  • Potes de tinta têmpera da cor desejada
  • Gesso
  • 1 recipiente
  • 1 balde
  • Água fria
  • Varas de mistura

Como fazer:

  1. No recipiente, misture as tintas até obter o tom esperado. Se você não pretende alterar o tom da tinta utilizada, pule esta etapa;
  2. No balde, misture o gesso com a água. É recomendável seguir as instruções do fabricante para isso;
  3. Adicione a tinta ao gesso até obter a cor esperada;
  4. Utilize o gesso colorido no local desejado. Faça isso como faria com o gesso branco, já que a tinta não interfere na consistência ou na aplicação.

Depois, é só inspirar com praticidade e livre de preocupações!

Westwing: o Extraordinário Mundo da Sua Casa!

O material é um dos principais componentes na hora de compor uma casa. É necessário pensar no espaço a ser montado, assim como nas preferências e necessidades dos moradores. Seja em revestimentos ou em acessórios, o Westwing lança campanhas diárias com peças em diversos materiais, como o gesso, pensadas cuidadosamente para aliar beleza e funcionalidade.

Transforme a sua casa em um ambiente mais charmoso e delicado com detalhes em gesso! Para isso, acompanhe as dicas que nós do Westwing trouxemos para você. São inspirações surpreendentes para ajudar a criar a melhor decoração em gesso com elegância, personalidade e, principalmente, praticidade. Confira nossas seleções com móveis, artigos de decoração, e até dicas de como pintar gesso.

São inspirações e ideias para você criar a decoração que quiser, adicionando mais charme ainda ao décor da sua casa. Descubra um novo jeito de compor os ambientes para o dia a dia ou para datas e eventos comemorativos de uma maneira original e criativa a partir de detalhes em gesso! As dicas do Westwing são preparadas com muito carinho e dedicação para enfeitar a sua casa com milhares de produtos inovadores que você conhece aqui todos os dias.

São produtos exclusivos selecionados através de uma curadoria feita por nossa diretora de estilo Alexandra Tobler com até 70% de desconto. Tenha as peças do jeito que você deseja de forma segura e sem sair de casa. Acesse agora mesmo o Westwing e inspire-se!

Próximas campanhas