Garfo Trinchante

Garfo Trinchante

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraGarfo Trinchante

A maioria dos brasileiros possui uma pequena queda quando o assunto é churrasco. Popular no Brasil, com destaque ao originário do Rio Grande do Sul, por volta do século XVII, o churrasco era uma maneira simples dos camponeses do sul se alimentarem durante as idas à mata, já que bastava terem em mãos a carne, uma faca afiada, uma grelha produzida com galhos de árvore e sal grosso. Anos depois, outros utensílios foram tornando-se necessários, como o garfo trinchante.

Quem costuma fazer churrascos em casa sabe que o calor emanado da churrasqueira é muito forte e é quase impossível ficar muito perto dela. Portanto, é fundamental contarmos com o garfo trinchante para podermos mexer as carnes na grelha sem nos queimarmos. Quer saber mais sobre esse item e algumas aplicações que o tornam uma ótima aquisição? Pois então confira as dicas que o Westwing selecionou e faça excelentes churrascos!

Saiba Mais Sobre a Origem do Churrasco

Você conhece as origens do churrasco no Brasil? O que será que era utilizado lá atrás, no início dessa prática, para servir como garfo trinchante? Bem, o que se sabe da história do churrasco é que ele se iniciou com os índios, que produziam fogueiras ao ar livre com pedras e assavam carne de animais.

Como a região sul do Brasil sempre foi muito rica em pecuária, o churrasco acabou tendo maior popularidade nessa região, pois os camponeses saíam para o trabalho e assavam as carnes de bois e vacas para se alimentar. Na época, não eram utilizados muitos utensílios, como o garfo trinchante, pois tudo era feito na simplicidade e com galhos de árvores, entre outros elementos encontrados pelo caminho.

Como Utilizar o Garfo Trinchante

Para quem não conhece, o garfo trinchante é um utensílio geralmente encontrado no kit de churrasco ou que também pode ser comprado individualmente. O garfo trinchante é comprido, com um tamanho maior do que os garfos normais e é bastante utilizado para servir carne assada e churrasco. Isso porque o churrasqueiro pode utilizar o garfo trinchante para mexer as carnes na grelha sem se queimar nem precisar chegar tão perto do fogo.

O garfo trinchante também pode ser utilizado no dia a dia na cozinha, seja para segurar carnes e dar maior firmeza na hora de temperá-las ou para estabilizá-las na hora do corte. O garfo trinchante possui dois dentes afiados que perfuram carnes grossas e cruas com bastante facilidade, porém, não é indicado o uso do garfo trinchante em carnes congeladas, pois isso pode danificar a lâmina.

O mais comum é encontrarmos o garfo trinchante fabricado todo em aço inox ou também modelos que contam com o cabo em madeira. A vantagem da madeira é que ela não absorve a temperatura e facilita o manuseio do utensílio. Você pode comprar seu garfo trinchante individualmente ou dentro de um kit de facas ou kit de churrasco, o que deixará seus utensílios todos com o mesmo tipo e cor de cabo, criando uma harmonia na hora de servir os convidados.

Próximas campanhas