Gamela

Gamela

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraGamela

A gamela é um utensílio versátil que pode ser utilizado para decorar mesas, expor frutas da estação ou servir alimentos. Seja para servir carne do churrasco, para levar à mesa uma salada leve e refrescante ou mesmo para decorá-la com frutas da estação ou ornamentos decorativos, ela dá um toque de charme aos seus momentos especiais e combina com as mais variadas ocasiões. Inspire-se nas ideias e modelos do Westwing e utilize a gamela para compor uma mesa bonita e charmosa!

Gamela e Tradição

A gamela é um utensílio antigo, em formato de tigela oval ou redonda, fabricada tradicionalmente a partir de madeira maciça, muito utilizado pelos nossos antepassados para a alimentação. O nome é derivado da árvore gameleira, uma espécie que era muito utilizada para a fabricação de artefatos de cozinha devido a maciez de sua madeira.

Desde a origem da gamela até os dias atuais, a peça vem ganhando novos formatos modernos e elegantes, que combinam com todos os tipos de decoração. Gamelas de madeira, mais tradicionais, são muito utilizadas como peças decorativas para mesas, aparadores e buffets, e dão um toque diferenciado ao ambiente. Alguns modelos são fabricados especificamente para uso na decoração e não possuem o tratamento necessário para colocar alimentos na hora de servir.

Já as gamelas fabricadas para uso em contato com alimentos recebem tratamentos específicos de fábrica que garantem a durabilidade da madeira e a higiene do produto, que não pode transmitir cheiro ou gosto para a comida. Na hora de comprar a sua, confira se o material é próprio para o uso.

Gamela de Madeira: História e Curiosidades

A existência da gamela de madeira teve início lá no século XVIII, mais precisamente em 1870, quando os utensílios de cozinha e acessórios domésticos em geral eram fabricados pelos escravos, principalmente por meio de madeiras retiradas das árvores das fazendas nas quais eles trabalhavam e que os ajudavam em suas tarefas.

Os primeiros modelos de gamela de madeira  foram cavados pelos escravos com uma chibanca que formava um tipo de vasilha ou gamela redonda útil para diversos fins, inclusive para servi-los angu e outras refeições.

Os Detalhes de Uma Gamela de Madeira

Também chamada de gamela para churrasco, já que a peça é atualmente bastante usada para este fim, a gamela de madeira pode apresentar formatos circulares, retangulares ou ovais, sendo que a madeira varia em tipos diferentes, dentre os mais comuns a muiracatiara, teca e eucalipto, todos com acabamento envernizado ou polido.

Certos modelos de gamela de madeira ganharam status e um traço super original por meio de designers e escultores que criaram peças com bordas trabalhadas e linhas exclusivas e assinadas. Tanto estas versões como as gamelas de madeira comuns podem ser usadas para servir ou mesmo como adorno ou fruteira, conferindo à cozinha uma decoração artesanal ou rústica bastante destacada.

Gamela de madeira

Como Escolher e Limpar Uma Gamela de Madeira

Na hora de comprar a sua gamela de madeira, procure avaliar para quais fins ela será usada e se a peça servirá apenas como objeto decorativo; neste caso, considere a decoração do ambiente e o local onde ela será colocada em relação ao seu tamanho. Depois de escolhida, a primeira dica é lavar e enxaguar bem a gamela de madeira antes do primeiro uso.

Outra sugestão é usar esponja macia e sabão ou detergente neutro a cada lavagem da gamela de madeira após seu uso, secando-a com toalha de pano. Por ser de madeira, é recomendável armazenar o utensílio em espaços arejados e evitar gavetas ou armários, que são locais abafados.

Bambu: Uma Gamela Ecológica

Para quem gosta de fazer churrasco, a gamela de bambu é um item indispensável! O bambu é um material ecologicamente correto e virou tendência na cozinha por ser bonito, prático e higiênico, pois possui ação bactericida natural. Além de não transmitir gosto ou cheiro para a carne, o bambu é resistente e se mantém bonito por mais tempo, sendo a opção ideal para servir churrascos.

Também é possível encontrar no mercado utensílios inspirados no formato e no estilo das gamelas que servem para diferentes funções, como petisqueiras, gamelas com divisórias internas. Com tantas possibilidades, ficou fácil abrir um espaço para a gamela na sua mesa!

Próximas campanhas